19/05/2017 às 09:18      Fonte:G1     (40) Vizualizações
O que você precisa saber para começar o dia bem-informado
Fonte:
-A  +/- +A

Sexta-feira, 19 de maio

 

Brasília continua em alerta para a turbulência política que balançou o Planalto e que parece estar longe de terminar. A expectativa de hoje é para a divulgação de mais trechos das delações dos donos do grupo JBS que já atingiram, por enquanto, o presidente Temer, o senador Aécio Neves e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. O sigilo dos documentos, incluindo vídeos e fotos, já foi retirado pelo ministro Fachin.

 

Michel Temer durante o pronunciamento no Palácio do Planalto no qual afirmou que não vai renunciar (Foto: Evaristo Sa / AFP Photo)

 

  • Ontem à noite, veio a público a primeira gravação feita pelo empresário Joesley Batista. O dono da JBS diz a Temer que está 'segurando' dois juízes e explica como tenta driblar as investigações da Operação Lava Jato. 
  • Temer disse ao blog do Camarotti que os 'áudios comprovam' que ele não comprou o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso.
  • Também ao colunista, afirmou que sairá da crise 'o mais rápido que se pensa'. A fala foi depois do pronunciamento em que afirmou e repetiu: "Não renunciarei".
  • O Brasil parou para ver o discurso do presidente, formalmente investigado, e em algumas cidades ouve reação nas ruas com protesto. No Rio, a manifestação acabou em confronto.
  • Ainda não há áudio, mas a TV Globo teve acesso à transcrição de uma gravação em que o senador, agora afastado, Aécio Neves defende aprovar no Congresso a lei de anistia ao caixa 2 e abuso de autoridade. Uma irmã e um primo de Aécio foram presos pela PF. Já a prisão dele foi negada.

 

Sobe e desce do mercado

 

Dólar voltou a subir (Foto: Dado Ruvic / Illustration / Arquivo / Reuters)

 

A consequência imediata do noticiário político foi um espetacular tombo na bolsa no Brasil e uma enorme desvalorização do real frente ao dólar. E como o mercado continuará reagindo hoje? O G1 acompanha de perto o pregão na Bovespa e a oferta de câmbio.


Educação
Termina hoje, às 23h59, o prazo de inscrição na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo não será prorrogado. A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. No ano passado, foram 9,2 milhões de inscritos.


Vou viajar pra fora, e agora?
Quem tem viagem marcada para o exterior e ainda não comprou moeda estrangeira foi pego de surpresa pelo cenário político. O que os especialistas recomendam é nunca deixar para a última hora, mas se esse não foi o seu caso, nós damos algumas dicas importantes. Aqui você também consegue se programar e seguir o sobe e desce no mercado em tempo real.


Eleições iranianas
O Irã vai às urnas em eleição presidencial decisiva para retomada de laços com o Ocidente. A disputa se divide entre o atual presidente, o moderado Hassan Rouhani, e o conservador Ebrahim Raisi. Assim como aconteceu recentemente nos EUA e em alguns países da Europa, a eleição está polarizada.

 

Saúde

 

Mosquito Aedes aegypti (Foto: John Eisele / Colorado State University Photography)

 

Um novo estudo da Universidade Estadual do Colorado (CSU, sigla em inglês) descobriu que o Aedes aegypti consegue transmitir múltiplos vírus em uma única picada, como os da dengue, zika e chikungunya.


Hoje é dia de...

  • Dia Nacional da Defensoria Pública
  • Semana Nacional de Doação de Leite e Dia Nacional de Doação de Leite
Noticias
Entretenimento
Esporte
Geral
Serviços
Logotipo Agência Super