
Área de soja aumenta 2,7% nos últimos dois anos em MT, segundo levantamento da Unemat
Mais de 10 milhões de hectares foram cultivados com soja na safra passada
Um mapeamento realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (Unemat) apontou que a área plantada de soja aumentou 2,7% na safra 2018/2019. O que representa 282.499 hectares a mais que a safra 2016/2017.
No total, segundo o levantamento, este ano, foram cultivados 10.645.826 milhões de hectares de soja, em todo o estado.
Ainda segundo a Unemat, o bioma amazônia foi o que apresentou maior percentual de aumento de área plantada. Foram 6,4% a mais que nas safras anteriores.
No bioma Cerrado, o aumento menor, 4,8%. Já o Pantanal foi que apresentou menor percentual de expansão de área, 0,3%.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o mapeamento contribui com a estimativa de área e produtividade, além de oferecer informações precisas sobre a distribuição geográfica em cada estado.
A Conab informou ainda que a estimativa de área e o resultado do mapeamento auxiliam na análise das informações repassadas pelos produtores.
A plataforma permite o acompanhamento detalhado da safra e, consequentemente, influencia no resultado da produção. Além de contribuir para que as instituições consigam desenvolver estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), são semelhantes, embora consideram as safras 2017/2018 e 2018/2019. Em um ano, o percentual de aumento foi 1,6%.
Ainda segundo o Imea do total de área plantada é 9,76 milhões de hectares.
Por: Por Yasmim Oliveira, Centro América FM