anuncie aqui
Notícias recentes
Sema integra ação nacional para conservação de espécies ameaçadas de extinção

Sema integra ação nacional para conservação de espécies ameaçadas de extinção

access_time17/04/2019 07:52

Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), integra o grupo de assesso

Resultado do pedido de isenção da taxa do Enem será divulgado hoje

Resultado do pedido de isenção da taxa do Enem será divulgado hoje

access_time17/04/2019 07:37

Participantes que solicitaram a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem confe

Alexandre de Moraes nega habeas corpus a Pezão

Alexandre de Moraes nega habeas corpus a Pezão

access_time10/12/2018 00:32

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes negou neste domingo, 9, habeas corpus

Brasil e Chile avançam em negociação para acordo de livre comércio
Cesar Itiberê/PR/Agência Brasil

Brasil e Chile avançam em negociação para acordo de livre comércio

access_time25/07/2018 07:30

O presidente Michel Temer disse hoje (24) que o avanço nas negociações para o estabelecimento de um acordo de livre comércio entre o Brasil e o Chile é consequência da aproximação entre Mercosul e a Aliança do Pacífico. Segundo ele, o encontro desta terça-feira com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, é “um dos primeiros resultados dessa aliança entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul”.

As negociações abordam áreas que vão além da tarifária já que, nesse aspecto, Chile e Brasil têm comércio bastante liberalizado. Entre os temas do acordo, estão comércio de serviços, medidas sanitárias e fitossanitárias, facilitação de comércio e solução de controvérsias.

Os presidentes Temer e Piñera estão em Puerto Vallarta, no México, onde ocorre hoje a primeira cúpula entre Mercosul e Aliança do Pacífico. Além deles, também participam os demais presidentes dos países que compõem a Aliança do Pacífico: Juan Manuel Santos, da Colômbia; Enrique Peña Nieto, do México; e Martín Vizcarra, do Peru. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, que ocupa a presidência pro tempore do Mercosul, também participará da reunião.

A negociação de um acordo de livre comércio entre Brasil e Chile começou em 27 de abril deste ano, quando Piñera esteve no Brasil. No início de junho, aconteceu a primeira rodada de negociações. A próxima rodada começa no dia 7 de agosto, em Santiago.

O Chile é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul, segundado dados do Itamaraty. Já o Brasil é o maior parceiro comercial do Chile na América do Sul, além de ser o principal destino dos investimentos chilenos no exterior, com estoque de US$ 31 bilhões. Em 2017, o intercâmbio comercial bilateral alcançou US$ 8,5 bilhões.





Por: Agência Brasil

Outras notícias

Comentários