ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Fifa informa que nenhum jogador foi flagrado no antidoping na Copa

Fifa informa que nenhum jogador foi flagrado no antidoping na Copa

access_time13/07/2018 08:57

A Fifa informou nesta quinta-feira (12) que nenhum jogador foi flagrado nos mais de 2 mil exames ant

Matupá volta a gerar mais empregos com carteiras assinadas; Peixoto tem 2º mês com mais demissões

Matupá volta a gerar mais empregos com carteiras assinadas; Peixoto tem 2º mês com mais demissões

access_time13/06/2022 12:33

Matupá segue gerando mais empregos com carteiras assinadas e o mais recente resultado, disponibiliza

Comandante do Exército convoca Pazuello para reunião após general ter ido a ato com Bolsonaro

Comandante do Exército convoca Pazuello para reunião após general ter ido a ato com Bolsonaro

access_time24/05/2021 08:22

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi convocado para uma reunião na tarde desta segunda-feir

Congresso aprova regulamentação do teletrabalho, que segue para sanção

Congresso aprova regulamentação do teletrabalho, que segue para sanção

access_time04/08/2022 09:42

O Senado também aprovou, na quarta-feira (3/8), o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1.108/2022, que regulamenta o teletrabalho e altera regras do auxílio-alimentação. O texto, que caducaria nesta sexta, agora segue para sanção.

A norma define teletrabalho ou trabalho remoto como a prestação de serviço fora das dependências da empresa, de maneira preponderante ou híbrida, que não configure trabalho externo.

A modalidade deve constar expressamente no contrato individual de trabalho. O contrato poderá prever horários e meios de comunicação entre empregado e empregador, desde que garantidos os repousos.

A presença do trabalhador no ambiente de trabalho para tarefas específicas, ainda que habitualmente, não descaracteriza o trabalho remoto. O uso de infraestrutura e ferramentas digitais pelo empregado fora da jornada não constitui tempo à disposição, regime de prontidão ou de sobreaviso, exceto se houver acordo.

Conforme o texto, os empregadores não precisam controlar o número de horas trabalhadas pelos empregados contratados por produção ou tarefa. O patrão também não fica responsável pelas despesas ao retorno presencial do empregado que mora fora da sede, a não ser em caso de acordo.

O regime de trabalho também pode ser aplicado a aprendizes e estagiários. Empregados com deficiência e com filho ou criança de até quatro anos de idade sob guarda judicial têm prioridade no teletrabalho.

O regime de trabalho remoto não se equipara à ocupação de operador de telemarketing ou teleatendimento. Por fim, o empregado que pratica teletrabalho fora do país continua sujeito à legislação brasileira, salvo legislação específica ou acordo entre as partes.

Quanto ao auxílio-alimentação, a norma determina que seja destinado exclusivamente ao pagamento de refeição em restaurantes (vale-refeição) ou de alimentos comprados no comércio (vale-alimentação). Ou seja, deixa claro que o auxílio não pode ser usado para gastos que não envolvam comida.

As empresas ficam proibidas de receber descontos na contratação de fornecedoras de tíquetes de alimentação. Atualmente, certos empregadores têm um abatimento no processo de contratação. O governo alega que o custo do desconto mais tarde é transferido aos restaurantes e supermercados — por meio de tarifas mais altas — e em seguida aos trabalhadores.

Os parlamentares incluíram no texto a obrigatoriedade de repasse às centrais sindicais dos saldos residuais das contribuições para sindicatos. Tais valores são sobras das taxas que deixaram de ser obrigatórias a partir da reforma trabalhistaCom informações da Agência Senado.





Por: Revista Consultor Jurídico

Outras notícias

Comentários