anuncie aqui 596-81
Notícias recentes
Três são presos após assalto em residência de Colíder; veículos recuperados

Três são presos após assalto em residência de Colíder; veículos recuperados

access_time08/06/2023 09:53

A Polícia Militar prendeu três homens, ontem, de 31, dois de 23 anos, após roubo a residência, no ba

Corpo de homem é encontrado embaixo de ponte no Nortão; polícia investiga

Corpo de homem é encontrado embaixo de ponte no Nortão; polícia investiga

access_time20/03/2023 07:11

O corpo de Ronan Fernandes da Silva, 59 anos, foi encontrado ontem à noite, embaixo de uma ponte sob

Brasileirão: veja as probabilidades de título e rebaixamento após a 32ª rodada

Brasileirão: veja as probabilidades de título e rebaixamento após a 32ª rodada

access_time07/11/2023 11:34

O clássico entre Vasco e Botafogo dessa segunda-feira (6) bagunçou a tabela do Campeonato Brasileiro

Coogavepe retoma visitas técnicas e prepara retomada do Projeto Saúde do Garimpeiro

Coogavepe retoma visitas técnicas e prepara retomada do Projeto Saúde do Garimpeiro

A Cooperativa de Garimpeiro retomou as atividades descentralizadas, ou seja, está desenvolvendo visitações aos garimpos legalmente em atividade em sua área de abrangência

access_time26/04/2023 07:06

Nessa terça-feira (25), a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) retomou as atividades de visita técnica aos garimpos em atividade em sua área de abrangência, começando por uma frente de lavra na cidade de Nova Santa Helena-MT. Técnicos dos Departamentos Ambiental e Administrativo realizaram o cadastramento e atualização de dados dos cooperados.

A secretária da COOGAVEPE, Rayelen Zuchi, enfatizou a importância da formalização por meio da emissão da Carteira de Garimpeiro, que garante diversos benefícios aos cooperados, como assistência social, controles em comércios e empresas parceiras da cooperativa, legalidade nas transações junto às DTVMs, consultoria e assessoria, entre outros serviços.

O Engenheiro Ambiental, Fernando Oliveira e, o Engenheiro Florestal André Zampieri, orientaram os garimpeiros sobre as normativas, exigências e legislação vigente relacionada à mineração artesanal em pequena escala. Ele também enfatizou a obrigatoriedade da recuperação do passivo ambiental.

Além disso, a COOGAVEPE iniciou uma ação preparatória para a retomada do “Projeto Saúde do Garimpeiro”. A iniciativa conta nesse primeiro momento com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde de Nova Santa Helena e Colíder, e vai levar mutirões de atendimentos de saúde preventiva, vacinação e exames de sangue e de malária aos garimpos da região.

O prefeito de Nova Santa Helena, Paulinho Bortolini, e o vice-prefeito, Rafael Lima, destacaram que a COOGAVEPE tem sido uma referência na organização e legalização da atividade garimpeira. A cooperativa atua na interlocução com órgãos competentes para agilizar licenciamentos ambientais, desenvolver pesquisas geológicas, na formulação de políticas públicas para o setor, na buscar soluções inovadoras de sustentabilidade ambiental e promover ações práticas de valorização do trabalho dos garimpeiros e desenvolvimento econômico e social dos municípios.





Por: Assessoria

Outras notícias

Comentários