
DNIT restringe trânsito de veículos pesados em MT para facilitar escoamento de soja no Pará
Medida é para aliviar o congestionamento de veículos na região de Moraes Almeida (PA). Veículos pequenos têm autorização para seguir viagem
O trânsito para veículos pesados na BR-163 na região dos municípios de Guarantã do Norte e Nova Santa Helena, a 721 e 622 km de Cuiabá, foi interditado nesse sábado (2) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O objetivo é garantir o escoamento da produção de soja e evitar o acúmulo dos veículos em Moraes Almeida (PA), onde a subida das serras está com a pista escorregadia, dificultando a passagem de caminhões carregados.
De acordo com o DNIT, a medida é necessária devido às intensas chuvas na região Norte e à realização de serviços de manutenção para garantir a trafegabilidade do trecho não pavimentado da rodovia BR-163 no Pará.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há semanas é registrado um acúmulo e fila de caminhões em Moraes Almeida (PA) rumo aos portos de Miritituba (PA). Há registro de congestionamento de até 85 km com filas duplas e até triplas de caminhões e veículos pesados.
A retenção de veículos é necessária devido à dificuldade de tração dos caminhões carregados em trechos em aclives, sob chuva. Mesmo com orientação dos agentes locais, alguns motoristas têm formado filas duplas e triplas ao longo do trajeto.
Após conclusão dos trabalhos emergenciais, o fluxo de caminhões será liberado gradativamente pelas equipes do DNIT, Exército e PRF, destravando o trânsito no local.
A orientação aos caminhoneiros que ainda não estão na região é para que respeitem o bloqueio e iniciem o deslocamento de Mato Grosso ao Pará somente a partir da próxima terça-feira (5) para evitar maior degradação da via.
Por: G1 MT