anuncie aqui
Notícias recentes
Motorista sem CNH perde o controle de carro e atropela mulher e bebê

Motorista sem CNH perde o controle de carro e atropela mulher e bebê

access_time09/01/2019 09:08

Um jovem de 22 anos, que não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atropelou uma mulher que es

Futsal feminino de Peixoto joga este final de semana em casa pela Copa Centro América

Futsal feminino de Peixoto joga este final de semana em casa pela Copa Centro América

access_time17/05/2018 08:59

O futsal feminino de Peixoto de Azevedo joga a segunda fase da Copa Centro América na Vila Olímpica

Netanyahu diz que Bolsonaro confirmou mudança de embaixada do Brasil em Israel

Netanyahu diz que Bolsonaro confirmou mudança de embaixada do Brasil em Israel

access_time30/12/2018 14:34

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo (30) no Rio de Janeiro que o

Enem 2018 tem segundo dia de provas neste domingo com matemática, física, química e biologia

Enem 2018 tem segundo dia de provas neste domingo com matemática, física, química e biologia

Estudantes terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Pela 1º vez, prova terá 30 minutos a mais de duração

access_time11/11/2018 09:43

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 aplicará neste domingo (11) o segundo dia de provas. Os estudantes terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Os portões dos locais de prova fecham às 13h (horário de Brasília).

Pela primeira vez, este segundo dia do Enem terá 30 minutos a mais de duração – um alívio para os estudantes.

A mudança ocorre porque, na edição de 2017, o Ministério da Educação (MEC) mudou a divisão das disciplinas, concentrando as provas de humanas em um dia e, no outro, as de exatas. Os candidatos, no entanto, reclamaram que as 4 horas e 30 minutos de teste não foram suficientes para analisar as questões que envolviam muitos cálculos. Assim, em 2018, o segundo dia de provas será mais longo.

Neste domingo, todos os inscritos no Enem 2018 poderão fazer a prova, mesmo os que faltaram no domingo passado – no entanto, a pontuação não será suficiente para participar de programas do governo federal ou disputar vagas na universidade. Para eles, vale apenas pela experiência de conhecer melhor a prova.

A exceção é para alunos que não conseguiram fazer o exame no dia 4 porque faltou energia no local de prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estes estudantes devem fazer a prova de exatas neste domingo, e fazer a de humanas e redação no dia 11 de dezembro. Em Franca (SP), 993 participantes foram afetados. Em Porto Nacional (TO), foram atingidas 759 inscritos.

Ao todo, 24,9% dos participantes inscritos não compareceram no primeiro dia – são 1.374.430 faltantes entre os 5,5 milhões esperados.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituiçoes de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

A partir das 18h, o G1 terá um programa ao vivo para corrigir e comentar a prova. E também apresentará um gabarito extraoficial. O gabarito oficial das provas só será divulgado na próxima quarta-feira (14), e as notas individuais saem no dia 18 de janeiro.

Check-list para o dia de provas

  • Confira o local da prova e calcule o tempo do trajeto: pode ser que neste domingo esteja ocorrendo algum evento perto do seu local de prova, que não tinha no primeiro dia.
  • Saiba o horário em que fecham os portões: não se confunda com os horários oficiais de Brasília. No Brasil há fusos diferentes e cada região tem um horário local a cumprir (confira no infográfico abaixo)
  • Separe os itens necessários para levar para a prova: caneta preta de tubo transparente, documento oficial com foto (não vale identidade digital), lanches para comer durante a prova (eles deverão estar em embalagens fechadas ou, se forem preparados em casa, devem estar em embalagens transparentes).




Por: G1

Outras notícias

Comentários