Banner Outras
Notícias recentes
Adolescente agride namorada de 13 anos por ciúmes após ela sair de casa para visitar a mãe dela

Adolescente agride namorada de 13 anos por ciúmes após ela sair de casa para visitar a mãe dela

access_time01/08/2018 08:45

Um adolescente de 17 anos agrediu a namorada, de 13 anos, com socos e arranhões, após ela sair da ca

Comissão encerra discussão do parecer da reforma da Previdência

Comissão encerra discussão do parecer da reforma da Previdência

access_time27/06/2019 08:48

A Comissão Especial da Reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados encerrou na tarde d

MEC anuncia datas de inscrição do Sisu, ProUni e Fies

MEC anuncia datas de inscrição do Sisu, ProUni e Fies

access_time11/05/2020 17:41

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou segunda-feira (11) no Twitter as datas de inscri

EUA passam de 80 mil mortes pela Covid-19, e Casa Branca recomenda uso de máscaras para funcionários
Funcionários da Casa Branca e do Serviço Secreto passaram a usar máscaras para evitar propagação da Covid-19 Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS

EUA passam de 80 mil mortes pela Covid-19, e Casa Branca recomenda uso de máscaras para funcionários

Pessoas de convívio próximo ao presidente Donald Trump foram infectadas, o que ligou sinal de alerta

access_time12/05/2020 08:29

No dia em que os Estados Unidos atingiram mais de 80 mil mortes provocadas pela Covid-19, a Casa Branca orientou os funcionários que trabalham em sua Ala Oeste, onde são realizadas as reuniões diárias do presidente Donald Trump, a usarem máscaras, exceto quando estiverem em suas próprias mesas, disseram dois altos funcionários nesta segunda-feira.

Com um ajudante de ordens de Trump e a secretária de Imprensa do vice-presidente Mike Pence tendo tido testes positivos para o novo coronavírus na semana passada, cresce a pressão para que a Casa Branca tome medidas adicionais para proteger a saúde do presidente de 73 anos e seus funcionários. Trump, no entanto, nunca usou uma máscara em público.

De acordo com o canal de TV ABC News, a Casa Branca enviou um memorando aos funcionários recomendando que todos que entrem na Ala Oeste usem máscara ou cobertura facial. Visitas desnecessárias de outras partes do complexo da Casa Branca à Ala Oeste, que inclui o Salão Oval e o espaço de trabalho para assessores presidenciais do alto escalão, foram desencorajadas.

— O bom senso finalmente prevaleceu — disse um alto funcionário do governo.

Trump tem relutado em usar máscaras, embora tenha dito que experimentou algumas durante uma visita a uma fábrica de máscaras no Arizona, semana passada.

Aos 73 anos, o presidente está na faixa etária considerada de alto risco para complicações da Covid-19, que infectou mais de 1,3 milhão de pessoas nos Estados Unidos, onde  o número de mortes alcançou 80.239 no fim da tarde deste segunda-feira, nos dois casos um recorde mundial.

Membros da equipe presidencial, incluindo Jared Kushner, conselheiro e genro do presidente, foram vistos usando máscaras nos espaços da Casa Branca nesta segunda-feira.

A Casa Branca disse na semana passada que está intensificando as precauções em relação às pessoas que convivem mais proximamente com Trump e Pence, que retomaram as viagens para fora de Washington. Os dois dirigentes estão sendo testados para o vírus diariamente e associados próximos também estão realizando testes diariamente.

— Além do distanciamento social, verificações diárias da temperatura e do histórico de sintomas, desinfetante para as mãos e limpeza profunda regular de todos os espaços de trabalho, todos os funcionários próximos ao presidente e vice-presidente estão sendo testados diariamente para a Covid-19, bem como convidados — afirmou o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, em comunicado.

Depois que a secretária de Imprensa de Pence, Katie Miller, testou positivo para o vírus na semana passada, Trump foi perguntado se as pessoas na Ala Oeste começariam a usar máscaras. Ele respondeu que as pessoas já estavam fazendo isso, mas ele e seus convidados naquele dia não usavam máscaras e os funcionários da Ala Oeste também não.

Katie Miller é casada com Stephen Miller, assessor especial de Trump e que escreve os discursos do presidente. Alguns que foram expostos a Katie Miller entraram em quarentena parcial. Pence não confirmou se entrou em quarentena, mas o presidente sugeriu que isso ocorreu.

—  Eu diria que eu e ele vamos conversar sobre isso —  informou Trump, quando perguntado se  planejava evitar contatos com Pence. — Durante esse período de quarentena, provavelmente conversaremos. Eu não o vejo desde então. Podemos conversar por telefone — acrescentou.

O presidente americano tem adotado uma atitude errática em relação à pandemia, ora advertindo para os riscos à saúde, ora pressionando os governadores pela retomada das atividades econômicas. Nos EUA, 35 dos estados americanos já flexibilizaram ou anunciaram o afrouxamento das medidas de isolamento social, embora a Covid-19 continue se espalhando. Em Nova York, epicentro da pandemia no país, a retomada só acontecerá a partir de 15 de maio, apesar da redução recente dos números de casos e mortes diários na cidade.





Por: Reuters

Outras notícias

Comentários