Banner Outras
Notícias recentes
Comunicado do posto de atendimento da SEFAZ

Comunicado do posto de atendimento da SEFAZ

access_time21/02/2019 09:37

O posto de atendimento da SEFAZ que funcionava na Secretaria Municipal de Agricultura mudou de ender

Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo foi representada em capacitação de Auriculoterapia em Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo foi representada em capacitação de Auriculoterapia em Cuiabá

access_time13/06/2019 10:23

A Enfermaria Aline Deise Corrêa Danielli Silva esteve participando de uma formação em Auriculoterapi

Sisu: termina hoje prazo de matrícula em instituições de ensino

Sisu: termina hoje prazo de matrícula em instituições de ensino

access_time04/02/2019 07:24

Hoje (4) é o último dia para que os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) f

Excesso de velocidade é a infração mais cometida em Mato Grosso
Trânsito no Centro de Cuiabá - Foto por: Meneguini/Gcom-MT

Excesso de velocidade é a infração mais cometida em Mato Grosso

Como forma de sensibilizar os condutores, o Detran-MT realiza diversas ações sobre a importância da segurança no trânsito

access_time13/09/2019 15:27

Transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, em até 20%, é a infração com maior índice de autuação de motoristas em Mato Grosso. Foram 169.536 registros, de janeiro a agosto deste ano, conforme levantamento do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Essa é uma infração considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com penalidade de multa.

A imprudência é um dos principais fatores de riscos que acarretam acidentes. Como forma de sensibilizar os condutores quanto à importância da segurança no trânsito, o Detran-MT conta com diversas ações que são realizadas pelas gerências de Ação Educativa de Trânsito e de Escola Pública de Trânsito.

Durante todo o ano, as duas gerências realizam campanhas e cursos, em diversas localidades do Estado, sempre com o intuito de sensibilizar condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

A gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Gerda Prachthäuser Pölzl, ressalta que a menor das consequências de uma infração é a autuação ou até a prisão - como em casos de embriaguez associada à direção.

Em muitos casos, a inobservância das normas de segurança gera acidentes graves e até mesmo fatais. “Levamos em nossas ações de conscientização pelo Estado duas importantes reflexões: somos capazes de conviver para o resto de nossas vidas com a culpa de causar a incapacidade ou morte de uma pessoa? Somos capazes de imaginar quanto sofrimento traremos a quem nos quer bem, se tivermos nossas vidas ceifadas repentinamente em um acidente? Seja nas ações educativas ou nos cursos o objetivo principal é convidarmos a população à reflexão de que cada um de nós tem importante função a desempenhar na construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito”, disse Rosane.

De janeiro a agosto deste ano, a gerência de Ações Educativas de Trânsito atendeu 54.900 pessoas em 109 ações realizadas em todo Estado.

Ranking das infrações

Avançar o sinal vermelho do semáforo eletrônico é a segunda infração com mais autuação em Mato Grosso, contabilizando 56.380 registros. Também estão entre o ranking das 10 infrações mais cometidas no Estado: transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, entre 20% e 50%; deixar o condutor de usar o cinto segurança; conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado; dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais; dirigir veículo utilizando telefone celular, estacionar em locais e horários proibidos especificamente sinalizados, deixar de manter acessa luz baixa dos veículos nas rodovias durante o dia; e estacionar no passeio.

Essas 10 infrações totalizaram 351.223 autuações de janeiro a agosto deste ano, segundo dados do Renaest.

Semana Nacional de Trânsito

Nos próximos dias, as ações educativas do Detran-MT serão intensificadas durante a Semana Nacional de Trânsito, que contará com uma programação diversificada, com palestras em escolas, blitzes educativas, entre outras atividades.

Estarão envolvidos nas ações diversos órgãos parceiros da esfera municipal, estadual e federal, com objetivo de reforçar a sensibilização de condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para um trânsito mais seguro. 





Por: Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Outras notícias

Comentários