Camara Peixoto
Notícias recentes
MT deve produzir mais de 80 milhões de toneladas de grãos, aponta estimativa

MT deve produzir mais de 80 milhões de toneladas de grãos, aponta estimativa

access_time12/01/2022 12:11

Mato Grosso deve produzir 82 milhões de toneladas de grãos nesta safra, conforme o quarto levantamen

Motorista é preso por tráfico ao transportar mais de 300 tabletes de maconha de MS para MT

Motorista é preso por tráfico ao transportar mais de 300 tabletes de maconha de MS para MT

access_time06/07/2018 09:52

Um motorista foi preso na manhã desta sexta-feira (6) com 332 tabletes de maconha dentro de um carro

TSE encerra fase de testes das urnas eletrônicas

TSE encerra fase de testes das urnas eletrônicas

access_time14/05/2022 09:49

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (13) a segunda fase do teste público

Gana é primeiro país a receber vacinas financiadas pelo sistema Covax
© REUTERS/Denis Balibouse/Direitos Reservados

Gana é primeiro país a receber vacinas financiadas pelo sistema Covax

Anúncio foi feito pela OMS e o Unicef

access_time24/02/2021 09:31

Gana deve receber hoje o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, em nível mundial, financiado pelo Covax, organismo liderado pela Organização Mundial da Saúde e que visa a fornecer imunizantes aos países mais desfavorecidos. 

O anúncio foi feito em comunicado conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).  

"Gana deve receber 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. Essas vacinas foram expedidas pelo Unicef, de Mumbai para Acra, e fazem parte do primeiro lote de imunizantes contra o covid-19 destinados a vários países" mais desfavorecidos, diz o comunicado. 

"Essa entrega representa o início do que se espera vir a ser o maior fornecimento e distribuição de vacinas da história", acrescenta.

"O dispositivo Covax prevê fornecer cerca de 2 bilhões de vacinas contra a covid durante este ano. Trata-se de um esforço mundial sem precedentes para garantir a todos os cidadãos o acesso às vacinas", dizem os dois organismos.  

Gana, país da África Ocidental, registrou 582 mortos e contabiliza 80.759 contágios pelo novo coronavírus, apesar de os especialistas alertarem para números superiores devido à baixa realização de testes médicos. 

O comunicado informa que os trabalhadores que se encontram "na primeira linha" da luta contra a covid-19 vão ser os primeiros a serem vacinados em Gana.  

O Covax tem como meta fornecer este ano vacinas contra o SARS CoV-2 a 20% da população de 200 países e territórios, que estão incluídos no mecanismo por meio de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo ou médio rendimento acesso ao composto. 

O sistema foi iniciado para tentar evitar que os países mais ricos monopolizem as vacinas que ainda são fabricadas em doses muito reduzidas em nível mundial. 

O sistema Covax foi fundado pela OMS, pela Vacine Alliance (Gavi), um organismo suíço de capital misto, e pelo Cepi, a coligação para a inovação e preparação de epidemias, com sede em Oslo, na Noruega.

Os acordos que foram firmados com os fabricantes preveem a aquisição de 2 bilhões de doses em 2021 e a possibilidade da compra de 1 bilhão de vacinas adicionais.  

O lote inicial incluiu 1,1 bilhão de vacinas do Instituto Serum, da Índia, que produz vacinas AstraZeneca e Novavax. 

Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, disse na segunda-feira (22) que alguns países ricos estão a "minar" o sistema Covax ao abordarem diretamente os fabricantes com a intenção de obterem mais doses. 





Por: RTP - Lisboa

Outras notícias

Comentários