Spigreen
Notícias recentes
Inscrições para processo seletivo em Campos de Júlio (MT) são abertas; salários vão até R$ 14,4 mil

Inscrições para processo seletivo em Campos de Júlio (MT) são abertas; salários vão até R$ 14,4 mil

access_time21/01/2020 07:44

A Prefeitura de Campos de Júlio, a 692 km de Cuiabá, abriu as inscrições de um processo seletivo par

Nova Zelândia vai propor reforma na lei sobre armas

Nova Zelândia vai propor reforma na lei sobre armas

access_time18/03/2019 09:23

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse hoje (18) que o governo vai propor, em d

Carreta carregada de milho tombou na BR-163 em Guarantã do Norte

Carreta carregada de milho tombou na BR-163 em Guarantã do Norte

access_time24/08/2018 18:16

Acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (24), nas proximidades do Frigorífico Redentor na

Governador pede auxílio do Ibrachina para adquirir 1 milhão de doses de vacinas a MT
Governador Mauro Mendes em reunião com o Ibrachina - Foto por: Tchelo Figueiredo/Secom

Governador pede auxílio do Ibrachina para adquirir 1 milhão de doses de vacinas a MT

Mauro Mendes solicitou que instituto auxilie Governo do Estado na intermediação com indústrias chinesas

access_time21/01/2021 09:03

O governador Mauro Mendes pediu auxílio do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para que o Governo de Mato Grosso consiga adquirir 1 milhão de doses de vacinas produzidas por indústrias chinesas.

A solicitação foi feita na manhã desta quarta-feira (20.01), durante assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e o instituto, que visa fortalecer a promoção comercial, atração de investimentos e fomento de iniciativas nas áreas de desenvolvimento econômico, educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso com a China.

Mauro Mendes relatou que tem tentado adquirir 1 milhão de doses das vacinas diretamente das indústrias farmacêuticas Sinovac (que produz a Coronavac junto ao Butantan) e Sinopharm (cuja vacina está sendo usada na China).

O pedido foi feito em razão de o Estado depender do Governo Federal para imunizar a população e ainda não há data definida para o envio da segunda remessa das vacinas. A intenção é vacinar o maior número de mato-grossenses o quanto antes, aplicando vacinas aprovadas pelos órgãos sanitários.

“Então peço que essa parceria já possa se iniciar com a ajuda para intermediar a compra dessas vacinas tão importantes para Mato Grosso, que é um grande fornecedor de alimentos para a China”, afirmou o governador, durante o evento.

O governador afirmou que já fez o pedido formal às duas empresas na última semana. Mauro Mendes também tentou obter imunizantes da Pfizer, mas a farmacêutica respondeu que só negocia as vacinas diretamente com governos federais.

“Estamos aguardando essa resposta, estamos insistindo e usando todos os canais possíveis. Já temos o dinheiro reservado e só precisamos de um sinal positivo para fazer essa compra”, explicou.

O diretor presidente do Ibrachina, Thomas Law, afirmou que a solicitação do governador já está “na lista de prioridades”.

“Há 11 anos Mato Grosso é o maior parceiro comercial da China e a nossa intenção é aprimorar essas relações culturais, educacionais e comerciais. Então pode ter certeza que iremos fazer o melhor papel possível para aprimorar essas relações. Obviamente que esse pedido seu está na nossa lista de prioridades em relação aos insumos e também das vacinas. Esse marco legal será comunicado à Embaixada da China e a todos os consulados chineses”, respondeu Law.





Por: Lucas Rodrigues | Secom-MT

Outras notícias

Comentários