anuncie aqui 596-81
Notícias recentes
Justiça americana acata pedido de recuperação judicial da Gol

Justiça americana acata pedido de recuperação judicial da Gol

access_time26/01/2024 23:10

A Justiça americana aceitou o pedido de recuperação judicial da Gol Linhas Aéreas nesta sexta-feira,

Moraes aceita denúncia contra acusados de ataque em Brasília; 9 são de Mato Grosso

Moraes aceita denúncia contra acusados de ataque em Brasília; 9 são de Mato Grosso

access_time25/04/2023 10:14

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir até o dia 2 de maio, em julgamento no plenário virtual

Juiz determina prisão preventiva de engenheiro que projetou túnel para a PCE

Juiz determina prisão preventiva de engenheiro que projetou túnel para a PCE

access_time27/01/2023 12:35

O engenheiro Anderson Ramos da Cruz, preso na quarta-feira (25) por projetar a escavação de um túnel

Governo agora quer presidência e relatoria da CPMI do 8 de janeiro
O vice-líder do governo no Congresso, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 20 | Foto: Foto: Rute Moraes/Revista Oeste

Governo agora quer presidência e relatoria da CPMI do 8 de janeiro

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ainda pretende proibir a participação do autor do requerimento

access_time20/04/2023 17:16

O governo do presidente Lula agora quer o protagonismo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 20, quando o vice-líder do governo no Congresso, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que a gestão petista almeja a presidência e a relatoria do colegiado.

“A presidência vai ser do bloco governista e a relatoria também”, disse Lindbergh. “Essa história de que o autor do pedido de CPMI vira presidente ou relator só acontece quando há acordo. Nós nunca aceitaríamos que o André Fernandes (PL-CE), que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por sua participação no 8 de janeiro, participasse da CPMI.”

O vice-líder ainda explicou que o PT pretende acionar a Justiça para impedir a participação de Fernandes, autor da CPMI na comissão. A reportagem, no entanto, Lindbergh disse que não pretende assinar o requerimento

“Essa CPMI vai ser um tiro no pé dos bolsonaristas”, declarou. “Eles não vão conseguir mudar com a falsa narrativa de que foram as bases bolsonaristas que atuaram no 8 de janeiro.”

O petista afirmou que a base governista vai investigar os autores intelectuais e os financiadores dos atos do 8 de janeiro. Até a tarde da quarta-feira 19, o governo era contra a CPMI e, inclusive, oferecia emendas parlamentares aos deputados para que eles retirassem suas assinaturas.

Além disso, por intermédio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o governo adiou por três vezes a instalação do colegiado — prevista para acontecer na quarta-feira 26.

“A primeira pessoa que vamos chamar é o ex-ministro Anderson Torres”, contou Lindbergh. “Vamos separar alguns pares para ficar exclusivamente nessa CPMI. O Torres é a ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro.”

O vice-líder ainda disse que o governo tem a maioria nos blocos partidários e que vai selecionar “os melhores” parlamentares para integrar o colegiado. Lindbergh citou o nome de quatro senadores que podem fazer parte da CPMI: Omar Aziz (PSD-AM), Humberto Costa (PT-PE), Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues.





Por: Rute Moraes da Revista Oeste

Outras notícias

Comentários