
Latam terá ajuda da FAB para retirar Boeing da pista de Confins; liberação deve ocorrer às 22h
Pista do aeroporto foi fechada à 1h43, quando Boeing 777 da Latam fez pouso de emergência; em nota, empresa afirmou que 'não está medindo esforços para minimizar impactos a passageiros'
Um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou, por volta das 17h50 desta quinta-feira (20), ao Aeroporto de Confins, na Grande BH, com dois macacos hidráulicos e oito pneus, pesando 250 quilos cada. O equipamento, que tem seis toneladas, será usado para retirar o Boeing 777 que está na pista do terminal desde à 1h43, quando fez um pouso de emergência. De acordo com a Latam, uma parceria foi fechada com a FAB para o envio dos materiais. Às 18h, a previsão era que a liberação da pista ocorreria às 22h. Em nota, a empresa não esclareceu o que aconteceu com a aeronave e afirmou que "não está medindo esforços para minimizar impactos a passageiros" (leia abaixo).
Às 19h30, segundo a concessionária BH Airport, eram 141 voos cancelados, além de atrasos em 31 pousos e em 35 decolagens. Em média, 30 mil pessoas passam diariamente por Confins em 300 voos.
Na madrugada desta quinta, o voo LA8084 , que decolou com 339 passageiros e 16 tripulantes à 0h30 de Guarulhos (SP) com destino a Londres, precisou fazer um pouso de emergência em Confins. Segundo a Latam, todos os passageiros desembarcaram em segurança e receberam assistência.
A TV Globo apurou que os pneus foram danificados durante o pouso de emergência por problemas elétricos. Como o avião estava pesado por estar com tanque cheio para chegar a Londres, o sistema de sensores e plugues que esvazia pneus para evitar que eles estourem e causem acidente grave foi acionado. Na chegada a Confins, o avião foi recebido por brigadistas, que jogaram espuma para evitar explosão. Oito dos 14 pneus estavam vazios.
Com o Boeing parado na pista, Confins ficou fechado até o meio-dia, quando aeronaves de menor porte, que não precisam usar toda a pista, que tem 3 mil metros de extensão, puderam pousar e decolar. A Azul chegou a transferir voos para o Aeroporto da Pampulha, que atualmente opera apenas para voos regionais e executivos por determinação do Tribunal de Contas da União.
Os passageiros que estavam no voo LA8084 embarcaram, no final desta tarde, para Guarulhos, de onde seguiriam novamente com destino a Londres.
Troca de pneus
A primeira parte da carga para a troca dos pneus do Boeing 777 chegou ao terminal no meio da tarde. A previsão é que os trabalhos durem cerca de quatro horas.
De acordo com a concessionária BH Airport, a pista foi fechada à 1h43. Passageiros relataram susto e choro dentro do avião. Desde as 12h, o funcionamento foi parcial, com pousos e decolagens partindo da mesma cabeceira. Aviões menores foram priorizados.
Até as 18h, de acordo com a concessionária BH Airport, 21 decolagens e 25 pousos ocorreram no terminal, que ficou totalmente fechado por mais de dez horas.
O que já se sabe até agora
- Avião da Latam fez pouso de emergência à 1h43 em Confins;
- Voo fazia a rota Guarulhos (SP) - Londres, com 339 passageiros e 16 tripulantes;
- Brigadistas atuaram para evitar incêndio;
- Por volta das 12h, operação foi parcialmente retomada com aviões de pequeno porte;
- Até as 19h30, havia 141 voos cancelados, além de atrasos em 31 pousos e em 35 decolagens.
- Passageira relatou que houve susto e choro dentro da aeronave;
- Retirada da aeronave deve ser finalizada até as 22h;
- Emergencialmente, Pampulha funciona para aviões pequenos;
- Passageiros não devem se dirigir ao terminal.
O que diz a Latam
Leia a íntegra da nota da Latam:
"FAB e LATAM trabalham em conjunto para agilizar a volta da operação do aeroporto de Confins
A LATAM Airlines Brasil em parceria com FAB (Força Aérea Brasileira) está enviando uma aeronave Hércules com dois macacos hidráulicos e oito pneus. Ao todo são 6 toneladas de equipamentos para retirar a aeronave da pista do aeroporto de Confins. A empresa reitera que não está medindo esforços para mitigar os impactos aos passageiros que têm voos de e para o aeroporto mineiro.
O esforço conjunto entre a FAB (Força Aérea Brasileira) e a LATAM Airlines Brasil visa a volta da operação regular do aeroporto.
Contexto
A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária.
Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada.
A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.
A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes."
Por: TV Globo e G1 Minas