anuncie aqui 596-81
Notícias recentes
Entidades concordam com proposta do Governo de MT e projeto de ajuda de R$ 50 milhões ao RS será enviada à AL

Entidades concordam com proposta do Governo de MT e projeto de ajuda de R$ 50 milhões ao RS será enviada à AL

access_time07/05/2024 11:32

O Governo de Mato Grosso encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de repasse emergencial

Justiça nega liberdade a apresentador; esposa agredida será ouvida na segunda

Justiça nega liberdade a apresentador; esposa agredida será ouvida na segunda

access_time05/01/2023 16:57

O juiz Marcos Terencio Agostinho Pires, plantonista da Comarca de Tangará da Serra, negou novo pedid

Ex-atriz Amanda Bynes reprova em teste para ser manicure

Ex-atriz Amanda Bynes reprova em teste para ser manicure

access_time09/03/2024 12:02

Amanda Bynes, 37, desistiu da carreira de atriz e fez prova para virar manicure na Califórnia, nos E

Lockdown e máscaras não reduziram mortes por covid-19, mostra estudo
Estudo da The Lancet teve como foco os Estados Unidos | Foto: Reprodução/Pixabay

Lockdown e máscaras não reduziram mortes por covid-19, mostra estudo

Levantamento publicado na revista The Lancet sugere que essas políticas podem ser associadas a menores taxas de infecção

access_time26/05/2023 18:02

As políticas de confinamento e o uso de máscaras não contribuíram para a redução de mortes por covid-19 nos Estados Unidos, mostra estudo publicado na revista científica The Lancet. Segundo o levantamento, apenas as vacinas podem ser associadas a taxas mais baixas de mortalidade.

Em contrapartida, as políticas de confinamento, o uso de máscaras e as vacinas podem ser associados a menores taxas de infecção. O levantamento sugere que o Estado com o nível mais baixo de uso de máscara (Wyoming) poderia ter resultados melhores se adotasse essa política com a mesma intensidade que o Havaí, Estado com o nível mais alto de uso de máscara. A taxa de infecção reduziria 38%, de acordo com os pesquisadores.

Mas não para aí. Se o Estado de Dakota do Sul — com o menor nível de confinamento — aplicasse essa mesma política restritiva como a Califórnia, onde houve o maior nível, as taxas de infecção reduziriam 37%.

O Estado do Alabama, com o menor número de pessoas vacinadas por dia, poderia ter menores taxas de infecção (-35%) se vacinasse como Vermount, Estado com o maior número de pessoas vacinadas por dia. Também haveria 35% de redução nas mortes.

A covid-19 e o fracasso do lockdown

PIB
Os ‘lockdowns’ também foram impostos no Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Em março de 2020, para tentar conter o aumento de casos de coronavírus no Brasil, prefeitos e governadores decidiram fechar as escolas, proibir a abertura de bares e restaurantes, impedir o funcionamento de academias de ginástica e salões de beleza e restringir o máximo possível a circulação de pessoas”, escreveram Branca Nunes e Paula Leal, em 29 de junho de 2021, em reportagem publicada na Edição 45 da Revista Oeste. “Passados dez meses, para tentar conter o aumento de casos de coronavírus no Brasil, prefeitos e governadores decidiram fechar as escolas, proibir a abertura de bares e restaurantes, impedir o funcionamento de academias de ginástica e salões de beleza e restringir o máximo possível a circulação de pessoas.”

Uma frase atribuída a Albert Einstein diz que “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Nada resume com mais precisão a atitude de governantes que insistem em decretar medidas drásticas de isolamento social — o chamado lockdown — para controlar a expansão da pandemia. A realidade informa que elas não foram bem-sucedidas antes. Também não o serão agora.





Por: Edilson Salgueiro da Revista Oeste

Outras notícias

Comentários