
Mais de 700 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante nos primeiros meses deste ano em MT
Ao todo, 1.117 foram flagrados conduzindo veículo sob efeito de álcool. Desses, 323 se recusaram a realizar o teste de alcoolemia.
Um levantamento feito pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar aponta que 715 condutores foram autuados por embriaguez ao volante entre janeiro e o início deste mês. Os flagrantes ocorreram durante operações da Lei Seca e e outras ações de controle de trânsito realizadas pelo batalhão.
Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (6), ao todo, 1.117 foram flagrados conduzindo veículo sob efeito de álcool. Desses, 323 se recusaram a realizar o teste de alcoolemia.
Somente durante as operações da Lei Seca, os militares flagraram 824 condutores nessas condições.
O levantamento aponta ainda que outras 1.292 pessoas conduziam veículos sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Embriaguez ao volante
O condutor que se recusar a soprar o bafômetro poderá ser penalizado com a multa e com a suspensão automática do direito de dirigir.
Tanto o valor da multa como o prazo de suspensão da CNH são os mesmos do que os aplicados para quem dirige sob efeito de álcool: o valor final a ser pago será de R$2.934,70 e o prazo de suspensão é de 12 meses.
No momento do teste de bafômetro, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/l) é preso, paga a multa, tem a CNH suspensa e responde por crime. A pena é de detenção de seis meses a três anos.
Quando a quantidade de álcool detectada for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga a multa.
Por: Por g1 MT