anuncie aqui 596-81
Notícias recentes
Mulher morta a facadas denunciou ex-marido duas vezes por violência doméstica

Mulher morta a facadas denunciou ex-marido duas vezes por violência doméstica

access_time16/01/2024 11:29

Francisca Alves Nascimento, 35 anos, tinha denunciado o ex-companheiro, Marcelo Ochoa de Freitas, 46

Após invasão à conta de Janja, Lula fala em regulamentação das redes

Após invasão à conta de Janja, Lula fala em regulamentação das redes

access_time19/12/2023 18:01

Na semana passada, um adolescente de 17 anos confirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) que foi

Lula recua após dizer que Putin não seria preso no Brasil: ‘Justiça é quem decide’

Lula recua após dizer que Putin não seria preso no Brasil: ‘Justiça é quem decide’

access_time11/09/2023 07:11

Depois de afirmar que Vladimir Putin não seria preso no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Sil

Marte aparece em novas imagens panorâmicas de missão da China
Foto: NASA/JPL/Malin Space Science Systems / Canaltech

Marte aparece em novas imagens panorâmicas de missão da China

A China publicou uma série de novas imagens de Marte, que representam o planeta em diferentes projeções, graças aos dados obtidos pela sonda orbital Tianwen-1

access_time05/09/2023 07:26

Na segunda-feira (24), a agência espacial Administração Espacial da China (CNSA) e a Academia Chinesa de Ciências publicaram uma série de imagens globais de Marte. As fotos foram obtidas ao longo da missão chinesa de exploração do planeta, a primeira já lançada pelo país para lá.

Os novos mapas foram revelados durante a cerimônia de abertura do Dia do Espaço, celebrado no dia 24 de abril. A data foi escolhida como uma forma de comemorar o lançamento de Dongfanghong-1, o primeiro satélite do país, que foi levado ao espaço em abril de 1970.

As fotos foram processadas conforme padrões para mapas, e têm resolução espacial de 76 metros. Uma delas traz uma projeção ortográfica do planeta, que permite visualizar os hemisférios ocidental e oriental. Outra imagem traz Marte representado por meio da projeção de Robinson, em que o planeta é apresentado como se tivesse sido envolvido por um cilindro.

Por fim, a China revelou também a projeção de Mercator, outro tipo de projeção cilíndrica do planeta. Ela foi publicada junto de uma projeção azimutal, usada frequentemente para representar os polos dos planetas.

A CNSA explicou que as projeções foram produzidas com base nas mais de 14.700 imagens capturadas pela câmera do orbitador Tianwen-1, entre novembro de 2021 e julho de 2022. "As imagens globais de Marte vão oferecer um mapa de melhor qualidade para a exploração do planeta e pesquisa científica", disse Zhang Rongqiao, projetista chefe da missão.

Eles destacaram também a importância os dados obtidos pela Tianwen-1, que serão essenciais para a compreensão sobre o planeta. Segundo a entidade, o orbitador já soma mais de mil dias de operação e segue em bom estado, e o rover Zhurong continua adormecido na superfície de Marte.

O novo panorama de Marte é um dos mapas mais avançados já produzidos e disponibilizados ao público. Por isso, ele pode ser entendido como um sinal de que a China planeja compartilhar com nações parceiras suas tecnologias e descobertas sobre o Planeta Vermelho.

Fonte: Xinhua; Via: Global Times





Por: Agência Xinhua - BEIJING / Danielle Cassita / TERRA

Outras notícias

Comentários