ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Brasil teve mais de 11,5 mil pessoas assassinadas no 1º trimestre do ano

Brasil teve mais de 11,5 mil pessoas assassinadas no 1º trimestre do ano

access_time04/06/2018 10:33

Ao menos 11.578 pessoas foram assassinadas nos três primeiros meses deste ano no Brasil. É o que mos

Código de Defesa do Consumidor faz 30 anos; compras online crescem

Código de Defesa do Consumidor faz 30 anos; compras online crescem

access_time11/09/2020 08:01

O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), que completa 30 anos hoje (11), é considerado uma

Mato Grosso registra 81.822 casos e 2.572 óbitos por Covid-19

Mato Grosso registra 81.822 casos e 2.572 óbitos por Covid-19

access_time24/08/2020 11:16

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (23.08), 81.822 casos

Médico alerta homens a aproveitarem 'Novembro Azul' para fazer check-up da saúde
Médico oncologista Cleberson Queiroz alerta sobre a importância da prevenção — Foto: Assessoria

Médico alerta homens a aproveitarem 'Novembro Azul' para fazer check-up da saúde

Campanha não é só sobre câncer de próstata: também quer chamar a atenção masculina para a importância do autocuidado e da prevenção na saúde

access_time13/11/2020 09:55

Embora uma parcela dos homens frequente os consultórios médicos sem nenhum problema, o número dos que deixam de buscar ajuda médica ainda é grande no país. Por conta disso, eles são acometidos por enfermidades que geram sérias complicações, quando poderiam ser tratadas precocemente.

No mês em que é realizada a campanha "Novembro Azul", quando os homens são orientados a prevenir o câncer de próstata, o médico oncologista Cleberson Queiroz, da Clínica Oncocenter, em Cuiabá, alerta que inúmeras doenças poderiam ser tratadas e, até mesmo, evitadas se a procura por ajuda médica por parte dos homens fosse maior.

"Não podemos nos ater apenas ao câncer de próstata, embora seja indiscutível que a prevenção salve vidas. Outras doenças acometem os homens, que na maior parte das vezes deixa para procurar ajuda médica quando já está doente. Por não frequentarem os consultórios com regularidade, os homens deixam de descobrir problemas que poderiam ser facilmente tratados. Muitos deles, inclusive, só procuram ajuda quando a doença se encontra em um estágio avançado e requer um tratamento mais complexo, nem sempre efetivo. Portanto, o público masculino coloca em risco a própria vida ao não tomar as devidas medidas preventivas", alerta o especialista.

Procurar ajuda médica com regularidade é a melhor maneira de evitar as doenças. Por isso, não importa a idade, os homens devem passar pelo médico periodicamente — ao menos uma vez ao ano — para fazer o check-up e os exames solicitados. Caso sintam algum desconforto, precisam agendar consulta de imediato. Afinal, enfermidades descobertas na fase inicial são mais fáceis de tratar e curar.

Doenças crônicas, como diabetes, requerem tratamento por toda a vida, além de hábitos saudáveis para o controle da glicose no sangue — principalmente no que diz respeito à alimentação. Aliás, a falta do diagnóstico e dos devidos cuidados pode levar a complicações e, até mesmo, à morte. Daí a importância de ir ao médico com regularidade e cuidar da saúde.

No Brasil, os homens vivem em média de cinco a sete anos a menos do que as mulheres. E as mortes não estão relacionadas apenas às de causas violentas. Câncer, doença cardíacas, diabetes e suicídio estão entre as razões. Para piorar, visitam o médico, por questões de prevenção, aproximadamente metade das vezes do que as mulheres, reforça o médico Cleberson Queiroz.

Autocuidado e prevenção

Quando o assunto é a prevenção, destaca-se a necessidade de promover a saúde com exercícios físicos regulares, evitar o consumo excessivo de álcool, abandonar o tabagismo, conter o sobrepeso ou a obesidade, ter uma rotina de hábitos saudáveis e conviver com amigos, família e pessoas agradáveis.

É recomendado que homens e mulheres façam uma avaliação anual da sua condição de saúde, pois muitas doenças podem ser assintomáticas em seu início. Daí a importância de passar pelo médico e realizar exames físicos, laboratoriais e de imagem, a fim de detectá-las precocemente.

Nessas consultas, o especialista, além de avaliar sua saúde e prescrever os tratamentos necessários, vai orientar quanto aos bons hábitos que é preciso adotar no dia a dia, como ter uma alimentação saudável.

Portanto, fazer o check-up médico significa ter qualidade de vida. Assim, mesmo que você tenha a rotina corrida, não deixe de fazer esse acompanhamento.





Por: G1 MT

Outras notícias

Comentários