Camara Peixoto
Notícias recentes
Privatização da Petrobras é a 'libertação contra os monopólios', diz Sachsida

Privatização da Petrobras é a 'libertação contra os monopólios', diz Sachsida

access_time12/05/2022 13:07

Em primeiro ato como ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida entregou nesta quinta-feira (12) o

Todos os municípios de Mato Grosso apresentam risco baixo de contaminação da Covid-19

Todos os municípios de Mato Grosso apresentam risco baixo de contaminação da Covid-19

access_time04/12/2020 07:43

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (03.12) o Boletim Informativo nº

Parlamento Europeu vota Acordo de Saída do Reino Unido

Parlamento Europeu vota Acordo de Saída do Reino Unido

access_time29/01/2020 10:47

O Parlamento Europeu vota nesta quarta-feira (29) o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia

Mulheres vítimas de violência doméstica são selecionadas pela PM, ganham curso e emprego em MT
Mulheres vítimas de violência doméstica são selecionadas pela PM para participarem de curso de qualificação para conseguirem emprego em MT
Foto por: Foto: Reprodução/EPTV

Mulheres vítimas de violência doméstica são selecionadas pela PM, ganham curso e emprego em MT

A ação busca dar autonomia e oportunidade de emprego para as vítimas se distanciarem de seus agressores.

access_time12/02/2022 15:10

Ao todo, 36 mulheres vítimas de violência doméstica foram selecionadas pela Polícia Militar, em Cuiabá, para participarem de um curso de qualificação que ocorre de sábado (12) a quarta-feira (16) para conseguirem emprego.

O objetivo desta ação é promover independência às mulheres e dar uma oportunidade para buscarem outra vida longe dos agressores.

Ao g1, o coronel da PM Wanderson da Silva Sá contou que uma das mulheres selecionadas conviveu por cinco meses sob ameaça e pressão psicológica do ex-marido.

“Eles se desentenderam e ele passou a agredi-la. Depois, por estar com várias lesões no corpo, ela foi impedida de sair de casa, para esconder os machucados de seus familiares”, disse.

Segundo ele, não foi a primeira vez que a vítima foi agredida. “O suspeito fez ameaças a ela, dizendo que não tem medo de matá-la e que ela morrerá nas mãos dele”, contou.

São casos como esse que o projeto se propõe a ajudar, dando autonomia às vítimas.

A ação constitui três fases de desenvolvimento. A primeira, empresas parceiras são procuradas para ofertarem vagas abertas de emprego. Em segundo, são oferecidos curso de qualificação como treinamento. Por fim, ocorre a seleção para as vagas.

Essa ação integra o Programa Corrente do Bem da Polícia Militar do 9º Batalhão. De acordo com o coronel Wanderson, as mulheres em vulnerabilidade social terão a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho com a parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte e Carga do Estado de Mato Grosso (Sindmat) e do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), de Cuiabá.

Para o presidente do Sindmat, Eleus Vieira Amorim, de 55 anos, este curso é um primeiro ponta pé. “Isso serve para dar oportunidade de qualificação para essas mulheres terem um sustento. Elas acabam voltando para o mesmo lugar onde foram vítimas”, disse ao g1.

Segundo ele, nesse primeiro ciclo serão oferecidas vagas como conferentes de carga, ou seja, elas irão fiscalizar os produtos da empresa antes do transporte.

O coronel também destacou ter expectativa de que as vítimas alcancem uma vida melhor e com dignidade. “Espero que elas consigam uma nova direção de vida às pessoas necessitadas, com dignidade e certeza que dependem exclusivamente de si e de Deus para uma vida melhor”, afirmou.

Ajuda

Medida Protetiva online – Pode ser solicitada pelo site. Clique em “Solicitar Medida Protetiva” e depois em “Iniciar Pedido de Medida Protetiva”.

SOS Mulher – Botão do Pânico – Aplicativo que deve ser instalado no celular e poderá ser utilizado para mulheres com medidas protetivas determinadas judicialmente e que morem em em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, cidades com unidades do Ciosp instaladas.





Por: Por g1 MT

Outras notícias

Comentários