Banner Outras
Notícias recentes
Operação prende 4 pessoas envolvidas em roubo de agrotóxico em fazendas da região norte de MT

Operação prende 4 pessoas envolvidas em roubo de agrotóxico em fazendas da região norte de MT

access_time28/04/2020 10:30

Quatorze mandados judiciais foram cumpridos pela Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao C

Advogados do PT avaliam que TSE pode julgar registro de Lula antes do início do horário eleitoral

Advogados do PT avaliam que TSE pode julgar registro de Lula antes do início do horário eleitoral

access_time13/08/2018 13:03

Advogados do PT avaliam nos bastidores que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode julgar o registr

Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor fora do domicílio eleitoral termina nesta quarta-feira

Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor fora do domicílio eleitoral termina nesta quarta-feira

access_time08/08/2018 13:15

O prazo para quem estiver fora do domícilio eleitoral solicitar segunda via do título de eleitor ter

Nasa e SpaceX fazem lançamento espacial histórico neste sábado (30)
Astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken tentarão novo lançamento neste sábado

Nasa e SpaceX fazem lançamento espacial histórico neste sábado (30)

Após adiamento pelo mau tempo, parceria publico-privada vai levar dupla de astronautas americanos para a estação internacional em missão pioneira

access_time30/05/2020 08:38

Anos de pesquisas e testes trouxeram a parceria pioneira entre a Nasa (Agência espacial americana) e a empresa SpaceX, um dos braços do empresário e bilionário Elon Musk, até o que pode ser o chute inicial para o ressurgimento do programa espacial. 

Após uma tentativa cercada de expectativa ser frustrada por conta do clima no Centro Espacial Kennedy, na última quarta-feira (27), este sábado (30) promete ser a data em que a nave Crew Dragon finalmente fará sua estreia carregando uma tripulação humana.

Você pode acompanhar o lançamento do foguete, que vai levar os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley para o espaço às 16h22 (horário de Brasília) ou assistir toda a cobertura da Nasa, com direito aos bastidores, à partir do meio dia no vídeo abaixo:

Desde 2019, quando a capsula levou suprimentos para a estação espacial, esse lançamento gera grande burburinho e ansiedade, já que será o primeiro realizado em território norte americano desde que a nave Space Shuttle (ônibus espacial) foi desativada, em 2011.

Além disto, a Nasa classifica este voo como o início de uma nova era para a exploração espacial norte-americana, já que, além de ser a primeira a levar astronautas americanos em um foguete produzido nos Estados Unidos em quase dez anos, ele servirá para avaliar se a Crew Dragon está pronta para operações mais pesadas, já que a cápsula nunca foi testada em órbita.

Por meio de redes sociais, o astronauta Douglas Hurley tem feito elogios às inovações tecnológicas do novo veículo aeroespacial desenvolvido pela SpaceX, empresa que tem à frente o empreendedor e visionário Elon Musk.

Entre as novidades da nave estão os painéis em touchscreen, que podem controlar tudo de uma forma bem mais prática do que os inúmeros botões que integravam o painel dos antigos ônibus espaciais. Também foi necessário desenvolver luvas de fácil interação com esse tipo de tela.

Trata-se de um “novo passo da lógica”, disse o astronauta Hurley em uma leve referência à famosa frase “este é um pequeno passo para um homem; e um salto gigante para a humanidade”, dita por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969, quando se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.

“Minha primeira impressão sobre o interior da [cápsula] Crew Dragon? Fiquei impressionado. É obviamente uma nave espacial moderna com design aerodinâmico e muito confortável. Os assentos são basicamente de carros de corrida; e o quesito segurança foi bastante considerado”, disse o astronauta via Twiter.

Impulsionada pelo foguete Falcon 9, a cápsula Crew Dragon deve ultrapassar a velocidade de 27 mil quilômetros por hora, para chegar no dia seguinte (28) à Estação Espacial Internacional.

Os dois astronautas terão papéis bem definidos durante a missão, chamada de Demo-2 (a primeira foi sem tripulação, em teste envolvendo um boneco coberto de censores).

Behnken será responsável por procedimentos como os de encontro, atracação e desencaixe, em especial enquanto a espaçonave estiver atracada na estação espacial. Já Hurley será responsável por atividades como lançamento, pouso e recuperação.

Mais detalhes, bem como o registro para acompanhar a contagem regressiva e obter todas as informações sobre a missão Demo-2 e a nave espacial Crew Dragon, estão no site da Nasa.

Hurley se prepara para missão pioneira
Hurley se prepara para missão pioneira
Kim Shiflett/Handout/Nasa via REUTERS





Por: R7

Outras notícias

Comentários