ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Quarta-feira (25): Mato Grosso registra 515.218 casos e 13.397 óbitos por Covid-19

Quarta-feira (25): Mato Grosso registra 515.218 casos e 13.397 óbitos por Covid-19

access_time25/08/2021 18:20

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (25.08), 515.218

Dois policiais penais mortos em acidente na BR-163 trabalhavam em município do Nortão

Dois policiais penais mortos em acidente na BR-163 trabalhavam em município do Nortão

access_time07/04/2021 06:07

A Polícia Civil confirmou que os policiais penais que morreram, hoje, em um grave acidente no Médio

Sou presidente para interferir mesmo, diz Bolsonaro

Sou presidente para interferir mesmo, diz Bolsonaro

access_time21/08/2019 10:53

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira, ao comentar críticas de que estaria interferin

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Câmara Municipal - Peixoto de Azevedo
Foto por: Assessoria - Câmara Municipal - Peixoto de Azevedo

NOTA DE ESCLARECIMENTO

access_time13/04/2022 17:40

Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo, através do seu Presidente, Vereador Evandro Kommers, vem a público esclarecer, devido a boatos nas redes sociais quanto ao transporte dos universitários da Faculdade UNIFAMA.

Esta Casa de Lei vem trabalhando de forma transparente cumprindo o que o ordenamento brasileiro estabelece sobre a competência do poder legislativo.

Em vídeo e postagens em suas redes sociais, o repórter autor da matéria, traz informações que não possui amparo legal, levando a população de Peixoto de Azevedo ao erro, e diante da necessidade de se fazer esclarecimento sobre o transporte dos estudantes universitários do município, bem como entende ser importante fazer as seguintes considerações sobre qual a função de um vereador.

É de obrigação constitucional do município os ensinos infantil e fundamental. Cabe ao Estado os ensinos fundamental e médio e à União, o ensino universitário.

Em vídeo que percorre as redes sociais, o repórter informa de que já existe uma Lei Federal, apresentando um print que diz:  “O Projeto de Lei 4031/20 autoriza os municípios a oferecer transporte gratuito ou com tarifa pública, utilizando veículos da prefeitura, para estudantes do ensino superior, desde que não haja comprometimento das obrigações legais relativas ao ensino básico”.

Tal informação é totalmente inverídica, pois o próprio texto já menciona que se trata de PROJETO DE LEI, o qual encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

O referido PROJETO DE LEI N° 4031/2020 foi apresentado na data de 03/08/2020 tendo como autor Pedro Lupion - DEM/PR, na data de 11/03/2021 foi encaminhado para Comissão de Educação para apreciação.

Vale lembrar que este projeto de lei está apensando a outros 15 projetos de lei que tratam sobre a alteração da Lei nº 12.816, de 2013, para autorizar os Municípios a prestarem o transporte de estudantes do ensino superior.

Esta Casa de Lei tem a maior responsabilidade com os munícipes de Peixoto de Azevedo, tendo a obrigação de informação que PROJETO DE LEI não tem forma jurídica, pois ainda encontra-se em tramitação para se caso for aprovada, ter efeito jurídico perante a sociedade.

O que Pode Legislativo não pode aceitar são as inverdades trazidas por este repórter levando a população ao erro ao afirmar que já existe amparo legal para que os municípios possam de fato assegurar aos acadêmicos o direito do transporte.

No ano de 2019 representantes da Associação dos Acadêmicos de Peixoto de Azevedo – AAPAZ,  representantes das instituições de ensino superior, Presidente da Associação dos Universitários  de Peixoto de Azevedo – AUPAA, Procurador do Municipio de Peixoto de Azevedo, Promotor de Justiça firmaram um TAC, onde o Municipio de Peixoto de Azevedo disponibiliza uma área de 20.00 metros quadrados para que as instituições de ensino possam construir um polo/campus, mas ate a presente data a instituição não se manifestou em firmar essa parceria com o município.

Vale lembrar que quando a instituição de ensino divulga o vestibular, informa que a o transporte dos acadêmicos será de forma gratuita, trazendo para si esta responsabilidade.

Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público, podendo criar leis, fazer indicações, requerimento, fiscalizar, cabendo somente ao poder executivo a função de executar, elaborar projetos que geram despesas e fazer a destinação orçamentária do município.





Por: Assessoria - Câmara Municipal - Peixoto de Azevedo

Outras notícias

Comentários