Camara Peixoto
Notícias recentes
José Dirceu tem até 17h para se entregar à Polícia Federal

José Dirceu tem até 17h para se entregar à Polícia Federal

access_time18/05/2018 07:34

Morando em Brasília desde maio de 2017, o ex-ministro José Dirceu deve se entregar até as 17h de hoj

Menino de 2 anos é internado e médicos chamam a PM por suspeita de espancamento

Menino de 2 anos é internado e médicos chamam a PM por suspeita de espancamento

access_time18/11/2019 22:26

Um menino de apenas 2 anos foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juína, nesse domi

Novo lockdown na China vai acentuar falta de insumos e inflação global

Novo lockdown na China vai acentuar falta de insumos e inflação global

access_time01/05/2022 09:01

Os recentes fechamentos das cidades de Xangai e Pequim para conter uma nova onda de contaminações pe

PF deflagra em Mato Grosso, Bahia e outros 3 operação contra tráfico internacional de drogas; alvos em Portugal
As investigações tiveram início em fevereiro de 2021
Foto por: fotos: assessoria

PF deflagra em Mato Grosso, Bahia e outros 3 operação contra tráfico internacional de drogas; alvos em Portugal

access_time19/04/2022 10:17

A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a operação Descobrimento, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína. Em Mato Grosso, foram cumpridas uma ordem de prisão e quatro de busca e apreensão, nas cidades de Cuiabá e Cáceres.

A PF confirmou as prisões de Nilton Borgato, ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, e do advogado Rowel Magalhães, que reside em Mato Grosso e foi preso em São Paulo.

Ao todo, são 43 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva, que além de Mato Grosso, são cumpridos na Bahia, São Paulo, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia portuguesa cumpre três mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 quilos de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

A justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

No curso das investigações, a PF contou com a colaboração da Drug Enforcement Administration – Agência norte-americana de combate às drogas, da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.

As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa.

Outro lado
Em nota, o PSD, sigla que ele é filiado manifestou que, “diante das informações a respeito da Operação Descobrimento, deflagrada pela Polícia Federal, o Diretório de Mato Grosso do Partido Social Democrático informa que o partido tomou conhecimento das medidas judiciais contra o ex-secretário Nilton Borgato na manhã desta terça-feira (19), através da imprensa”e “vai aguardar o desenrolar das investigações, respeitando o direito de ampla defesa, assegurado pela Constituição Federal, antes de tomar qualquer decisão”.





Por: Redação Só Notícias

Outras notícias

Comentários