Banner Outras
Notícias recentes
Mulher morre ao ser atropelada por carro ao tentar atravessar rodovia

Mulher morre ao ser atropelada por carro ao tentar atravessar rodovia

access_time17/09/2018 08:35

Uma mulher morreu ao ser atropelada às margens da BR-163, na noite desse domingo (16), em Sinop. O m

Bolsonaro nomeia braço direito de Ramagem na Abin para comandar PF

Bolsonaro nomeia braço direito de Ramagem na Abin para comandar PF

access_time04/05/2020 10:53

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira o delegado Rolando Alexandre de Souza como no

Bolsonaro foi ao programa de Gentili e mostrou 'facada'

Bolsonaro foi ao programa de Gentili e mostrou 'facada'

access_time31/05/2019 09:30

O presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista ao humorista Danilo Gentili, que foi exibida na

Saúde promove evento no mês Mundial da Atividade Física

Saúde promove evento no mês Mundial da Atividade Física

access_time20/04/2019 09:30

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo através da Academia da Saúde realiza uma programação Especial para marcar o Mês Mundial de Incentivo a Atividade Física.

As atividades serão realizadas na próxima quarta-feira (24), a partir das 18h no espaço do campo da Vila Olímpica em parceria com os Acadêmicos do Curso de Educação Física da Faculdade Uniasselvi.

Convidamos a população a participar das atividades de:

  • Dança/Zumba
  • Atividades Físicas/Alongamento
  • Aferição de Pressão Arterial
  • Avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC)
  • Benefícios da atividade física

A prática regular de atividade física é importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as atividade do dia-a-dia e, por isso, é importante as pessoas de todas as idades praticarem exercício. Os principais benefícios da atividade física são:

  • Combater o excesso de peso;
  • Melhorar a auto-estima e promove a sensação de bem-estar;
  • Diminuir a depressão;
  • Melhorar o desempenho escolar, no caso de crianças e adolescentes;
  • Diminuir o estresse e o cansaço;
  • Aumenta a disposição;
  • Promove o fortalecimento do sistema imune;
  • Melhora a força e resistência muscular;
  • Fortalece ossos e articulações;
  • Melhorar a postura;
  • Diminui a dor;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Melhorar a aparência da pele.

A prática regular de atividade física é indicada para indivíduos de todas as idades. No entanto, as crianças com menos de 12 anos devem preferir praticar esportes como dança, futebol ou karatê, por exemplo, porque são exercícios que podem ser realizados 1 ou 2 vezes por semana e são mais indicados para esta faixa etária.

Os adultos e a idosos, devem estar atentos ao peso, porque quando estão abaixo do peso ideal não devem praticar exercícios regularmente para evitar o gasto calórico excessivo.

É importante que antes de começar a praticar exercícios sejam realizados exames para que seja verificado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, seja possível indicar o melhor tipo de exercício e a intensidade indicada, por exemplo. Além disso, é importante a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado para diminuir o risco de lesões.

Para que possua todos os benefícios, é importante que a prática de atividade física seja acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como começar a praticar exercícios

Antes de começar a praticar exercícios, é importante que sejam feitos exames médicos para verificar as articulações e o funcionamento cardíaco, principalmente no caso da pessoa ser sedentária. Dessa forma o médico pode indicar se há algum exercício que não é indicado, a intensidade ideal para a prática de exercício e a necessidade da pessoa ser acompanhada pelo professor da academia ou fisioterapeuta, por exemplo.

O início da prática de atividade física pode ser bastante difícil para as pessoas que não estão acostumadas, por isso, é recomendado que

inicialmente sejam realizados exercícios mais leves e, de preferência, ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

Quando a atividade física não é indicada

Algumas condições de saúde requerem uma tenção maior, e isso implica em passar por uma avaliação mais detalhada com o médico e por um Profissional de Educação Física. Nestes casos, serão elaborados programas de treinamento adequados a saúde do praticante sem que haja riscos a saúde e a sua segurança.





Por: Assessoria

Outras notícias

Comentários