ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Presidente do Inep explica como será a primeira edição do Enem digital

Presidente do Inep explica como será a primeira edição do Enem digital

access_time08/01/2021 06:14

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma versão digital. A prova será apl

Kim Jong-un se compromete com desnuclearização completa após encontro com Trump em Singapura

Kim Jong-un se compromete com desnuclearização completa após encontro com Trump em Singapura

access_time12/06/2018 07:07

A Coreia do Norte se comprometeu com a desnuclearização completa da península coreana nesta terça-fe

Sesc MT e Corpo Musical da Polícia Militar promovem 1º Festival Mato -Grossense de Choro

Sesc MT e Corpo Musical da Polícia Militar promovem 1º Festival Mato -Grossense de Choro

access_time23/09/2021 06:14

O Corpo Musical da Polícia Militar será uma das atrações do 1º Festival Mato-Grossense de Choro. O e

Seduc realiza capacitação de professores sobre o Novo Ensino Médio

Seduc realiza capacitação de professores sobre o Novo Ensino Médio

access_time02/09/2021 12:39

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou uma formação para os professores da Escola Estadual do Campo Dom Francisco de Aquino Correa, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC/MT) e no Novo Ensino Médio, na perspectiva da educação do campo e da educação escolar quilombola.

A formação foi coordenada pelas técnicas de Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola (COCQ), da Superintendência de Diversidades (Sudi) da Seduc.

Foi discutido também o currículo específico das escolas do campo e quilombola, composto pelas áreas de “Ciências e Saberes do Campo” e “Ciências e Saberes Quilombolas”, tendo em vista que as práticas da comunidade devem estar inseridas também nos componentes da base comum.

Conforme a técnica pedagógica Luana Soares, o objetivo da formação foi orientar e informar os professores a respeito das mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio, para melhorar o ensino na comunidade.

“Para um aluno permanecer na escola, ele precisa se reconhecer dentro dela. Assim, durante o encontro, fortalecemos essa questão de trazer um currículo para o campo, pensando essas especificidades quilombolas. Formando os professores com essa base, conseguimos fazer com que os estudantes dessa escola permaneçam, além de melhorar os índices de aprendizagem”, enfatiza Luana Soares.

Diretor da Escola Dom Francisco de Aquino, Guilherme Teodoro afirma que a formação proporcionou uma discussão mais profunda sobre a proposta do Novo Ensino Médio e o seu impacto na organização da escola. Destacou a importância da relação entre a escola e a Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola, celebrando a parceria no cotidiano e durante o processo de construção da matriz curricular.

A matriz curricular, diretrizes que definem os trabalhos da escola durante o ano letivo, ainda não foi finalizada, mas o diretor afirma que a agricultura familiar e economia solidária são princípios básicos, que adicionados ao currículo podem fazer uma diferença e enriquecer a formação dos estudantes.

A escola
A Escola Estadual do Campo Dom Aquino de Correa está localizada no município de Poconé e atende mais de 700 alunos no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na sede e nas salas anexas. Entre os estudantes estão quilombolas da comunidade de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo.

Novo Ensino Médio
A Lei nº 13.415/2017 instituiu uma mudança na estrutura do ensino médio, além do novo modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, houve a ampliação no tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais.

Aliado à Base Nacional Comum Curricular, o Novo Ensino Médio proporciona ao estudante optar por uma formação técnica e profissionalizante, tendo como objetivo garantir uma educação de qualidade aos jovens brasileiros.

Ele começa a ser implementado em Mato Grosso a partir de 2022, para os alunos do 1º ano.

(Com supervisão de Andréia Fontes)





Por: Rebeca Cruz | Seduc-MT

Outras notícias

Comentários