Spigreen
Notícias recentes
Jogadores da seleção participam de último treino na Granja Comary

Jogadores da seleção participam de último treino na Granja Comary

access_time26/05/2018 19:10

Os jogadores da seleção brasileira, sob o comando do treinador Tite, participaram na manhã de hoje (

Mega-sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 72 milhões

Mega-sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 72 milhões

access_time01/09/2019 11:12

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2184 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (31) à noite n

Senador Welligton Fagundes e Diretoria Nacional do DNIT estiveram em Peixoto de Azevedo

Senador Welligton Fagundes e Diretoria Nacional do DNIT estiveram em Peixoto de Azevedo

access_time24/11/2018 18:11

Na manhã desta sexta-feira (23) estiveram participando de uma rápida reunião em Peixoto de Azevedo o

Trump 'disse mais de 10 mentiras' em discurso, diz líder do Irã
O líder supremo do Irã Ali Khamenei fala nesta quarta-feira (9) durante encontro com estudantes (Foto: HO / Iranian Supreme Leader's Website / AFP)

Trump 'disse mais de 10 mentiras' em discurso, diz líder do Irã

Trump anunciou retirada dos EUA de acordo nuclear com o Irã.

access_time09/05/2018 10:03

O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que vai retirar o país do acordo nuclear de 2015 com o Irã é "tolo e superficial", disse nesta quarta-feira (9) o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, segundo seu site oficial.

"Vocês ouviram ontem à noite que o presidente da América fez alguns comentários tolos e superficiais", disse Khamenei. "Ele disse mais de 10 mentiras em sua declaração. Ele ameaçou o regime e as pessoas, dizendo que eu farei isso e aquilo. Sr. Trump, eu lhe digo em nome do povo iraniano: você cometeu um erro".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça a retirada de seu país do acordo nuclear iraniano e a retomada imediata das sanções econômicas contra Teerã, uma decisão condenada por seus aliados europeus e elogiada por Israel e Arábia Saudita. Veja repercussão.

O acordo limita o programa nuclear de Teerã em troca do levantamento de sanções, mas, segundo Trump, é "desastroso" e não cumpre seu objetivo de o Irã não conseguir a bomba atômica.

Khamenei, a mais alta autoridade do Irã, havia apoiado relutantemente o acordo nuclear fechado pela República Islâmica com potências internacionais, e frequentemente criticava os EUA publicamente por não cumprir sua contraparte sob o acordo.

'Garantias reais'
O líder supremo também exigiu que os países europeus apresentem "garantias reais" ao Irã para que o país permaneça no acordo sobre seu programa nuclear.

Em um discurso exibido na televisão, visivelmente direcionado para os que defendem a manutenção do acordo, como o presidente Hassan Rohani, Khamenei afirmou: "Caso não consigam obter uma garantia definitiva - e realmente duvido que consigam -, não podemos seguir assim".

Nesta terça à noite, o presidente iraniano, Hassan Rohani, declarou que queria negociações com os outros cinco signatários do acordo (Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia).

Se as negociações mostrarem que "os interesses do povo iraniano estão assegurados (...), o acordo nuclear permanecerá e poderemos agir em prol da paz e segurança da região e do mundo", disse Rohani.

Opiniões divergentes
A imprensa iraniana refletia nesta quarta as opiniões divergentes entre reformadores e conservadores moderados de um lado (como Rohani, um dos pais do acordo) e ultraconservadores do outro, que se opuseram desde o início a este compromisso.

"Trump rasgou o acordo nuclear, é hora de queimá-lo", opinou o jornal ultraconservador "Kayhan". Os jornais reformadores expressaram esperança de encontrar uma solução com os europeus

Mas a margem de manobra parece pequena. "Eu não confio" nos europeus, e "duvido" que eles possam obter uma "garantia definitiva", declarou o aiatolá Khamenei.





Por: G1

Outras notícias

Comentários