Banner Outras
Notícias recentes
Policiais sofrem acidente a caminho de ocorrência e ficam feridos em Sorriso

Policiais sofrem acidente a caminho de ocorrência e ficam feridos em Sorriso

access_time17/02/2020 11:08

Três policiais ficaram feridos após baterem o carro da Polícia Militar em outro veículo na rotatória

Número de mortos nos ataques no Sri Lanka sobe para 290

Número de mortos nos ataques no Sri Lanka sobe para 290

access_time22/04/2019 08:39

O número de mortos nos atentados de domingo de Páscoa no Sri Lanka subiu para 290, informou a políci

Menino de 10 anos é picado por jararaca na cama enquanto dormia em fazenda

Menino de 10 anos é picado por jararaca na cama enquanto dormia em fazenda

access_time05/07/2019 11:10

Um menino, de 10 anos, foi picado por uma cobra na cama enquanto dormia em uma fazenda na madrugada

Trump 'disse mais de 10 mentiras' em discurso, diz líder do Irã
O líder supremo do Irã Ali Khamenei fala nesta quarta-feira (9) durante encontro com estudantes (Foto: HO / Iranian Supreme Leader's Website / AFP)

Trump 'disse mais de 10 mentiras' em discurso, diz líder do Irã

Trump anunciou retirada dos EUA de acordo nuclear com o Irã.

access_time09/05/2018 10:03

O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que vai retirar o país do acordo nuclear de 2015 com o Irã é "tolo e superficial", disse nesta quarta-feira (9) o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, segundo seu site oficial.

"Vocês ouviram ontem à noite que o presidente da América fez alguns comentários tolos e superficiais", disse Khamenei. "Ele disse mais de 10 mentiras em sua declaração. Ele ameaçou o regime e as pessoas, dizendo que eu farei isso e aquilo. Sr. Trump, eu lhe digo em nome do povo iraniano: você cometeu um erro".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça a retirada de seu país do acordo nuclear iraniano e a retomada imediata das sanções econômicas contra Teerã, uma decisão condenada por seus aliados europeus e elogiada por Israel e Arábia Saudita. Veja repercussão.

O acordo limita o programa nuclear de Teerã em troca do levantamento de sanções, mas, segundo Trump, é "desastroso" e não cumpre seu objetivo de o Irã não conseguir a bomba atômica.

Khamenei, a mais alta autoridade do Irã, havia apoiado relutantemente o acordo nuclear fechado pela República Islâmica com potências internacionais, e frequentemente criticava os EUA publicamente por não cumprir sua contraparte sob o acordo.

'Garantias reais'
O líder supremo também exigiu que os países europeus apresentem "garantias reais" ao Irã para que o país permaneça no acordo sobre seu programa nuclear.

Em um discurso exibido na televisão, visivelmente direcionado para os que defendem a manutenção do acordo, como o presidente Hassan Rohani, Khamenei afirmou: "Caso não consigam obter uma garantia definitiva - e realmente duvido que consigam -, não podemos seguir assim".

Nesta terça à noite, o presidente iraniano, Hassan Rohani, declarou que queria negociações com os outros cinco signatários do acordo (Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia).

Se as negociações mostrarem que "os interesses do povo iraniano estão assegurados (...), o acordo nuclear permanecerá e poderemos agir em prol da paz e segurança da região e do mundo", disse Rohani.

Opiniões divergentes
A imprensa iraniana refletia nesta quarta as opiniões divergentes entre reformadores e conservadores moderados de um lado (como Rohani, um dos pais do acordo) e ultraconservadores do outro, que se opuseram desde o início a este compromisso.

"Trump rasgou o acordo nuclear, é hora de queimá-lo", opinou o jornal ultraconservador "Kayhan". Os jornais reformadores expressaram esperança de encontrar uma solução com os europeus

Mas a margem de manobra parece pequena. "Eu não confio" nos europeus, e "duvido" que eles possam obter uma "garantia definitiva", declarou o aiatolá Khamenei.





Por: G1

Outras notícias

Comentários