
Usina de reciclagem de lixo deve ser criada em Peixoto de Azevedo
O presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Evandro Kommers (MDB), esteve juntamente com a Secretária de Meio Ambiente, Anni Karini, visitando a antiga usina de reciclagem de lixo e a área que é para descarte do lixo, conhecida como lixão. O objetivo da visita foi conhecer melhor a potencialidade dos catadores de lixo que atuam no local para uma possível implantação de uma usina de reciclagem e tratamento do lixo em Peixoto de Azevedo.
Há 15 dias Evandro Kommers e Anni Karini estiveram em Colíder conhecendo o trabalho dos catadores de lixo reciclável daquela cidade, quando receberam toda a informação para a implantação de uma usina em Peixoto de Azevedo.
Em Colíder a Usina funciona nas dependências do aterro sanitário e recebe todo o lixo da cidade. O lixo reciclável e separado do lixo domestico e são selecionados para venda.
No lixão de Peixoto de Azevedo trabalham cerca de 10 catadores que mesmo que precariamente separam o lixo doméstico do reciclável, em local improvisado e sem nenhuma segurança.
Evandro e Anni visitaram o espaço onde funcionava a antiga usina de reciclagem que esta abandonada a alguns anos e concluíram que o espaço pode ser reaproveitado após passar por limpeza e reforma.
A meta agora e manter dialogo com os catadores de lixo reciclável e criar uma Associação de Catadores de Lixo Reciclável que ira administrar toda a Usina atuando na negociação do lixo coletado.
Para muitos o lixo descartado como papelão, garrafas pet, sacos plásticos, eletrodomésticos, computadores e outros que são jogados fora não tem valor econômico, mas na verdade é uma imensa fonte de renda para os catadores.
Por: Assessoria Câmara