ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Zoológico é acusado de pintar burro como se fosse zebra no Egito

Zoológico é acusado de pintar burro como se fosse zebra no Egito

access_time28/07/2018 07:13

O Zoológico Internacional do Cairo, no Egito, está sendo acusado de pintar burros para que eles se p

Realizada oficina de diagnóstico de acidentes com animais peçonhentos

Realizada oficina de diagnóstico de acidentes com animais peçonhentos

access_time11/05/2019 09:54

A Secretaria Estadual de Saúde através do Escritório Regional em parceria com a Secretaria Municipal

O homem que morreu ao ser atacado por leão que criava no quintal de casa

O homem que morreu ao ser atacado por leão que criava no quintal de casa

access_time07/03/2019 09:30

Um homem morreu ao ser atacado por um dos leões que criava no quintal de casa na cidade de Zechov, n

Venda de veículos cai em novembro em MT e queda é atribuída a desabastecimento nas concessionárias
Vendas de carros caíram em novembro — Foto: Reprodução/RPC

Venda de veículos cai em novembro em MT e queda é atribuída a desabastecimento nas concessionárias

A falta de componentes eletrônicos, por exemplo, diante da escassez global de chips, compromete a oferta de produtos nas lojas

access_time06/12/2021 18:16

A venda de veículos caiu 2,89% em novembro em relação a outubro em Mato Grosso, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram comercializados 7.192 veículos no mês, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários. Em outubro foram comercializadas 7.406 unidades.

A quantidade de 7.192 está 16,36% menor em relação a novembro de 2020, quando foram comercializadas 8.599 unidades.

Para a Fenabrave-MT, os dados refletem a crise no desabastecimento de veículos das concessionárias, já que 2021 é um ano mais aquecido economicamente que em relação ao anterior, quando começou a pandemia.

A falta de componentes eletrônicos, por exemplo, diante da escassez global de chips, compromete a oferta de produtos nas lojas.

A procura continua maior do que a demanda.

Apesar dos impactos, no acumulado do ano, o saldo da venda de veículos novos em Mato Grosso se mantém positivo em relação a 2020. Foram 87.346 unidades comercializadas em 2021, uma alta de 10,83%.

Dentre os veículos com maior demanda em Mato Grosso, cujos dados poderiam estar maiores, estão as motos (32.501), seguida de automóveis (25.688) e comerciais leves (14.428).

Apesar da pandemia, as fabricantes de implementos rodoviários vêm ampliando a produção, tanto que fecharam novembro com alta de 17,16%. O total comercializado de janeiro a novembro é de 6.568.

Os licenciamentos de carros de passeio e comerciais fecharam o mês com alta de 11,53%. Já no acumulado do ano, a alta é de 11,19%. Foram comercializadas 40.116 unidades.

Além da falta de componentes que atrasa a montagem dos veículos e, por consequência, a entrega nas concessionárias, o setor de vendas de veículos se preocupa com outra questão: a transição das fases L6 para L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que deverá ocorrer a partir de 1º de janeiro no segmento de automóveis e comerciais leves.

O programa visa reduzir a emissão de poluentes de origem veicular no Brasil. Para isso, foram estipulados limites máximos e prazos para que as melhorias sejam efetivadas e as mudanças vão ocorrendo por fases.

A norma inviabiliza a venda de automóveis que estão semiacabados nos estoques das fábricas. Ou seja, prejuízos estão previstos.

A falta de peças e componentes é algo que não foi previsto e com esse argumento, o setor espera que ocorra alterações no texto do Proconve L7, contemplando esse novo cenário de estoque concentrado nas fabricantes.

Algumas montadoras pediram ao governo o adiamento da entrada em vigor do programa para poderem completar a produção parada.





Por: G1 MT

Outras notícias

Comentários