Banner Outras
Notícias recentes
O enigma dos tubarões que apareceram sem seus fígados, extraídos com 'precisão quase cirúrgica'

O enigma dos tubarões que apareceram sem seus fígados, extraídos com 'precisão quase cirúrgica'

access_time07/08/2018 08:21

Quando as carcaças de cinco tubarões brancos (Carcharodon carcharias) apareceram em uma praia na Áfr

Brasil chega a mais de 1 mil casos de coronavírus e 18 mortos

Brasil chega a mais de 1 mil casos de coronavírus e 18 mortos

access_time21/03/2020 13:43

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram neste sábado (21) 1.021 casos confirmados do novo coron

Mendes cita coronavírus e gastos e pede adiamento de eleição

Mendes cita coronavírus e gastos e pede adiamento de eleição

access_time04/03/2020 14:41

O governador Mauro Mendes (DEM) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), nesta quarta-feir

Vice-Presidente da COOGAVEPE apresenta pleitos ao Senador Jayme Campos

Vice-Presidente da COOGAVEPE apresenta pleitos ao Senador Jayme Campos

Várias demandas do setor mineral foram apresentadas ao parlamentar Mato-grossense em Brasília

access_time05/03/2020 09:13

Despois de eleito Vice-Presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) no último domingo dia 01 de março, Marco Antônio Reis (Brabinho), vem cumprindo agendas na capital do país – Brasília.

Na manhã desta quarta-feira (04) ele esteve em audiência no Senado Federal com o parlamentar Mato-grossense, Jayme Campos (DEM). Brabinho acompanhou a comitiva do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco e do Líder Democrata na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha).

Na oportunidade o representante da COOGAVEPE, Brabinho, tratou de assuntos pertinentes ao fortalecimento do setor produtivo mineral, em especial nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena, região de abrangência da cooperativa de garimpeiros.

Dentre as solicitações estão: o estreitamento do relacionamento institucional, parcerias e cooperações técnicas entre a Agência Nacional de Mineração (ANM), Companhia de Mineração de Mato Grosso (METAMAT), Prefeituras Municipais e a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, afim de otimizar e promover o planejamento, desburocratização e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais por meio do desenvolvimento de pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral.

“Nossa cooperativa é uma referência nacional em organização e legalização, e se obtivermos uma parceria maior com a ANM poderemos otimizar todo processo de legalização da extração de ouro dentro dos preceitos da legislação ambiental, ou seja, trabalhando planejadamente e fiscalizando o exercício das atividades de mineração em todo o território Mato-grossense, e principalmente desenvolvendo de forma efetiva o projeto de recuperação das áreas degradadas, dando a elas uma nova função na fonte de renda dos garimpeiros, quer seja através do reflorestamento, piscicultura, fruticultura ou pastagens”, explicou o Vice-Presidente da COOGAVEPE, Brabinho.

Estão no plano de metas da gestão 2020-2022, a reestruturação do Viveiro Municipal de Mudas. Neste contexto foi pleiteado junto ao Senador Jayme Campos a possibilidade de destinar recursos federais para melhoria da infraestrutura, aquisição de ferramentas, maquinários, sistema de irrigação, montagem de banco de sementes, insumos e produção de mudas nativas, exóticas e frutíferas.

“Nosso intuito não é apenas atender o garimpeiro no momento de realizar seu PRAD e obrigatoriamente recuperar a capacidade produtiva do solo, mas de auxiliar os pequenos produtores rurais através da doação de mudas para formação de seus pomares, reflorestamento das nascentes de água, arborização de sua propriedade, além de atender as demandas públicas”, justificou o Vice-Presidente.

Também foi reforçado o pedido ao Senador Democrata para disponibilização de uma Máquina PC para que a COOGAVEPE em parceria com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente possam incentivar e transformar as antigas cavas de garimpo em tanques de piscicultura e abertura de reservatórios de água para fins de irrigação na cadeia produtiva de fruticultura.

“O Senador Jayme Campos foi muito receptivo as nossas demandas e deverá abrir uma agenda de visitação a sede da COOGAVEPE, frentes de Lavra Garimpeira, Projetos de Reflorestamento, Piscicultura, Fruticultura, Áreas Degradadas transformadas em Pastagens, Plantas de Mineração, Industrias do Ramo Mineral, Oficina de Lapidação, entre outras ações da instituição. Estamos certos de que iremos colher num breve espaço de tempo os resultados positivos deste encontro aqui em Brasília”, destacou Marco Antônio Reis (Brabinho).

O Deputado Estadual Dilmar Dalbosco e o Vereador Paulistinha foram os principais interlocutores para o agendamento da audiência no gabinete do Senador Jayme Campos, e avalizaram todas as reivindicações formalizadas pela Cooperativa de Garimpeiros, ambos fazem parte do quadro de mais de 5.600 cooperados da COOGAVEPE.





Por: Assessoria

Outras notícias

Comentários