Spigreen
Notícias recentes
Prefeitura recupera mais pontes no Distrito de União do Norte

Prefeitura recupera mais pontes no Distrito de União do Norte

access_time13/08/2018 13:30

Secretaria Municipal de Transportes de Peixoto de Azevedo está com várias frentes de trabalho no Dis

Produtores rurais investem em arrendamento de terras para aumentar produção de soja

Produtores rurais investem em arrendamento de terras para aumentar produção de soja

access_time19/11/2018 09:24

Os produtores rurais de Mato Grosso aumentaram a procura de arrendamento de terras no norte do estad

Homem é baleado no pênis pelo ex-marido de sua namorada

Homem é baleado no pênis pelo ex-marido de sua namorada

access_time27/10/2018 08:03

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi baleado no pênis pelo ex-marido da sua namorada, n

Voo da FAB leva mais de 200 venezuelanos para Manaus e Cuiabá
Mais um grupo de 204 venezuelanos embarca em avião da FAB para ir a outros 2 estados (Foto: Alan Chaves/G1 RR)

Voo da FAB leva mais de 200 venezuelanos para Manaus e Cuiabá

Imigrantes embarcaram em avião da FAB na manhã desta terça-feira (4). Este é o 9º voo do chamado processo de interiorização, que transfere refugiados de Roraima a outros estados

access_time04/09/2018 08:21

Mais 204 venezuelanos foram interiorizados para o Amazonas e Mato Grosso nesta terça-feira (4). Eles foram levados em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou do Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede às 7h50 (8h50 de Brasília).

Segundo a Casa Civil da presidência, que coordena o processo, 180 venezuelanos foram para Manaus e 24 para Cuiabá. A primeira parada do boeing 767 será em Manaus, por volta das 9h. Depois, a aeronave segue para o Mato Grosso.

Depois do desembarque dos venezuelanos, o avião segue de volta a Boa Vista para mais uma etapa de interiorização na quarta-feira (5), quando outros refugiados serão transportados para São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Com o 9º voo, o número de pessoas levadas de Roraima para outros estados no processo de interiorização chega 1.302. O transporte de imigrantes de Roraima para o restante do país começou em abril.

O objetivo do governo federal é de transferir cerca de 400 venezuelanos por semana até o fim de setembro.

A interiorização conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para aderir à interiorização, o Acnur identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes. Eles têm que estar documentados e vacinados.

Acirramento da violência
A saída de mais esse grupo de venezuelanos do estado ocorre quase três semanas após o mais recente caso de acirramento da violência na fronteira entre Pacaraima (RR) e a Venezuela.

No dia 18 de agosto, um grupo de brasileiros atacou acampamentos de venezuelanos, colocando fogo em objetos, roupas e documentos dos imigrantes.

A violência foi uma represália a um assalto: um comerciante disse que foi roubado e agredido em seu comércio por venezuelanos. Após o ataque dos brasileiros, 1,2 mil venezuelanos deixaram o Brasil, segundo o Exército.





Por: G1 RR, Boa Vista

Outras notícias

Comentários