Spigreen
Notícias recentes
Corpos de empresário e secretária são encontrados em estado de decomposição em chácara

Corpos de empresário e secretária são encontrados em estado de decomposição em chácara

access_time10/01/2019 08:40

Os corpos do empresário Valmor dos Santos, de 71 anos, e da secretária dele, Aparecida Luciana Nogue

Ex-governador do Paraná Beto Richa é preso

Ex-governador do Paraná Beto Richa é preso

access_time11/09/2018 10:10

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná,

Extrativistas movimentam economia em áreas protegidas no Rio Xingu

Extrativistas movimentam economia em áreas protegidas no Rio Xingu

access_time27/10/2018 10:08

O dia começa cedo para a comunidade do Rio Novo, na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Iriri, na re

Xi Jinping e Trump prometem intensificar relações diplomáticas
Bandeiras da China e dos Estados Unidos em imagem de arquivo de encontro diplomático de representantes dos países em abril — Foto: Jason Lee/Reuters

Xi Jinping e Trump prometem intensificar relações diplomáticas

Ao longo de 2018, a relação entre os países piorou com o crescimento da tensão comercial

access_time01/01/2019 09:00

Os presidentes da China e dos Estados Unidos trocaram mensagens em que expressaram a intenção de intensificar a cooperação bilateral, apesar da atual guerra comercial entre os dois países, 40 anos depois do início de suas relações diplomáticas, segundo a imprensa estatal chinesa.

As tensões entre Pequim e Washington pioraram em 2018 em relação às disputas comerciais, embora o presidente norte-americano Donald Trump tenha congelado o último pacote de aumento de tarifas, e no sábado falou de "grandes projetos" após uma ligação de seu par Xi Jinping.

Nas mensagens enviadas na terça-feira, Xi enfatizou a importância de trabalhar com os Estados Unidos "para fomentar as relações sino-americanas caracterizadas pela coordenação, cooperação e estabilidade", disse a agência estatal de notícias Xinhua.

Segundo a agência, Trump, por sua vez, elogiou as últimas quatro décadas de diplomacia entre a China e os Estados Unidos e aludiu à sua "sólida amizade" com o líder chinês.

Washington e Pequim impuseram tarifas mútuas sobre bens no valor de US$ 300 bilhões no ano passado, mergulhando os dois países em um conflito que começou a reduzir os lucros e levou a quedas no mercado.

Trump iniciou a guerra comercial por suas reclamações sobre as práticas comerciais chinesas, o que ele considera injusto - uma preocupação compartilhada pela União Europeia e pelo Japão, entre outros.

Os dois líderes concordaram com uma trégua durante uma reunião à margem da cúpula do G20 em Buenos Aires, mas houve poucos sinais de progresso.

A China e os Estados Unidos estabeleceram relações diplomáticas em 1º de janeiro de 1979 e Washington se comprometeu a manter apenas relações não-oficiais com Taiwan.

Nesse mesmo ano, o então líder Deng Xiaoping, que geralmente é creditado como autor da política de "Reforma e Abertura" da China, que permitiu sua transformação econômica, se reuniu nos Estados Unidos com o presidente Jimmy Carter.

As relações entre os dois países melhoraram significativamente desde o seu ponto mais baixo, durante a Guerra Fria, embora enfrentassem uma série de questões delicadas, incluindo Taiwan, direitos humanos e comércio.





Por: France Presse

Outras notícias

Comentários