ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Cattani mobiliza câmaras municipais para evitar que clubes de tiro sejam fechados em Mato Grosso

Cattani mobiliza câmaras municipais para evitar que clubes de tiro sejam fechados em Mato Grosso

access_time13/11/2023 07:17

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) disse na última semana, que está à frente de uma articulaç

Sema e PM apreendem quatro máquinas e correntões em operação contra desmatamento ilegal

Sema e PM apreendem quatro máquinas e correntões em operação contra desmatamento ilegal

access_time28/08/2023 09:37

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o 5º Comando Regional da Polícia M

Eletrecista leva descarga elétrica durante manutenção em Matupá e é hospitalizado

Eletrecista leva descarga elétrica durante manutenção em Matupá e é hospitalizado

access_time07/06/2023 10:20

O eletricista, de 35 anos, recebeu atendimento médico no Hospital Municipal de Matupá, ontem à tarde

GERAL

Avião cai em Barcelos, no interior do Amazonas, e mata 14 pessoas

access_time16/09/2023 18:15

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado, 16 a caminho do município de Barcelos, no interior do Amazonas. O acidente matou toda a tripulação, formada por 14 pessoas, e ocorreu durante o pouso no aeroporto da cidade. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a chuva pode ter atrapalhado a aterrissagem. A aeronave saiu de Manaus levava turistas para pescar na região. Segundo o prefeito de Barcelos, Edson Mendes, especula-se que o piloto tenha errado a pista de pouso. As condições climáticas, de acordo com as autoridades locais, eram adversas. A Força Áerea Brasileira (FAB) confirmou que abrirá uma investigação.

México extradita filho de ‘El Chapo’ para os Estados Unidos

access_time16/09/2023 12:24

O México extraditou para os Estados Unidos Ovidio Guzmán López, conhecido como “El Ratón”, filho do narcotraficante Joaquín “Chapo” Guzmán, maior líder do cartel de Sinaloa. O anúncio foi feito pelo secretário de Justiça americano, Merrick Garland, nesta sexta-feira, 15. As autoridades mexicanas o acusam de crimes contra a saúde pública e de portar armas de fogo, mas também o investigam por relações com organizações criminosas. Ovidio Guzmán já havia sido preso em 17 de outubro de 2019, em Culiacán, mas foi libertado por ordem do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, que defendeu sua decisão afirmando que evitou um banho de sangue quando militares foram cercados por pessoas armadas. “Como resultado da cooperação entre as forças de ordem do México e dos Estados Unidos, Ovidio Guzmán López, líder do cartel de Sinaloa, foi extraditado para os Estados Unidos”, informou Garland. Washington o acusa de narcotráfico, lavagem de dinheiro e “outros crimes violentos”.

Cabine de carreta pega fogo e fica destruída na BR-163 no Nortão

access_time15/09/2023 18:33

A Scania branca foi consumida pelas chamas, esta tarde, em rodovia federal, próximo a praça de pedágio, a 20 quilômetros de Guarantã do Norte. Não houve feridos, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O sargento Deric Panseira informou que o motorista seguia sentido ao Pará, quando houve o princípio de incêndio no motor, se alastrando rapidamente por toda a estrutura da cabine. A causa do incêndio passa a ser apurada. Com a chegada dos militares, as chamas foram controladas antes que atingissem os tanques de combustível e os reboques com a carga (não informado). Parte da via ficou bloqueada e a concessionária que administra a rodovia realizou a sinalização de segurança.

Coordenadoras são afastadas após show de drag queen em escola estadual

access_time15/09/2023 16:07

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) afastou as duas coordenadoras responsáveis pelo evento em que uma drag queen se apresentou na Escola Estadual Professora Edith Pereira Barbosa, em Rondonópolis. Uma investigação sobre o caso já está em andamento. Conforme a nota emitida pela secretaria, o evento foi organizado pelo Grêmio Estudantil da escola com o objetivo de falar sobre a comunidade LGBTQUIA+ para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Ainda conforme a secretaria, o vídeo que circula nas redes foi editado e não mostra a palestra completa. “A Seduc reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente escolar que prima pela qualidade do ensino, que possa ser atrativo, democrático e que respeite as diferenças”, conclui o texto. Na quinta-feira (14), imagens da apresentação de uma drag queen na unidade de ensino viralizaram nas redes sociais após o compartilhamento da deputada federal Amália Barros (PL). A apresentação ocorreu em junho, mas as imagens só foram divulgadas agora. Antes disso, na quarta-feira (13), um caso em que ativistas do movimento LGBT incitaram os alunos a repetir coros com apologia à ideologia de gênero na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, de Juína (735 km de Cuiabá). Nesse caso, a diretora da unidade também foi afastada após repercussão nas redes sociais. Veja a nota da Seduc na íntegra: Sobre a palestra realizada na Escola Estadual Prof° Edith Pereira Barbosa, em Rondonópolis, a Seduc esclarece que:1 – A palestra aconteceu no mês de junho e as duas coordenadoras responsáveis já foram afastadas. Um processo de investigação sobre o ocorrido já está em andamento desde a época dos fatos;2. A ação foi organizada pelo Grêmio Estudantil da escola, com o objetivo de falar sobre a comunidade LGBTQIA +, para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio;3. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado e não mostra a palestra completa;4. A Seduc reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente escolar que prima pela qualidade do ensino, que possa ser atrativo, democrático e que respeite as diferenças. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Repórter MT - Notícias de MT (@sitereportermt)

Alunos teriam sido obrigados a assistir palestra e fazer grito de guerra, diz deputada

access_time14/09/2023 17:38

A deputada federal Amália Barros (PL) usou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira (13), para denunciar que os alunos da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, em Juína, teriam sido obrigados a assistir a palestra que promove a ideologia de gênero. A situação aconteceu na última segunda-feira (11) e um vídeo do evento viralizou nas redes sociais, onde o palestrante aparece puxando grito ativista com os estudantes com os dizeres: “As héteros, as gays, as bi, as trans e as sapatão, estão todas organizadas para fazer revolução”. Em sua postagem, a deputada contou que recebeu diversas denúncias de que os alunos teriam sido “forçados” a assistir a palestra. Amália trouxe um print, onde uma jovem que se diz aluna da unidade afirmou que "os coordenadores nos colocaram no pátio e não nos deixaram sair, ficaram cuidado nos corredores pra que ninguém saísse. Além de nos forçar ainda falaram temas extremamente desnecessários e desrespeitosos como revolução xana, ser gay não é pecado". “Aquilo foi um absurdo, os alunos devem ir à escola para estudar e não participar de palestras que promovam a ideologia de gênero (...) Isso é muito grave, eu tenho certeza que os pais não enviam seus filhos para escola pra isso”, detonou deputada. Após o caso vir à tona, o Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado e Educação (Seduc) se manifestou afirmando que uma investigação foi instaurada para apurar a situação na unidade. Além disso, a diretora responsável pela escola foi afastada das atividades. A deputada garantiu que vai acompanhar de perto as investigações e cobrar punição dos responsáveis. “Vou insistir em obter o resultado dessas investigações. Se for verdade, os responsáveis terão que responder pelas suas ações. Nossas crianças e adolescentes merecem respeito”, emendou.

‘Nenhum tiro foi disparado’, diz governador da Pensilvânia sobre captura de Danilo Cavalcante

access_time13/09/2023 12:02

O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, afirmou que não houve nenhum disparo durante o processo de captura de Danilo Cavalcante, o brasileiro que estava foragido da polícia nos Estados Unidos. “Nenhum tiro foi disparado durante a captura”, disse Shapiro em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 13, horas após a prisão do homem de 34 anos. O governador também confirmou que não houve nenhum ferido durante a operação, que durou 14 dias. Segundo a polícia, uma denúncia sobre a localização aproximada de Danilo foi recebida na última noite, permitindo que as autoridades o cercassem com o auxílio de cães farejadores. O foragido foi encontrado deitado sobre o rifle que roubou na noite de segunda-feira, 11. Acredita-se que ele estava deitado para se esconder de um helicóptero da polícia. Os policiais o abordaram e ele se entregou, segundo as autoridades, por volta das 8h no horário local (8h em Mato Grosso). Ainda de acordo com as autoridades, o brasileiro foi levado a um instituto da polícia, onde será interrogado, e, depois, seguirá para uma prisão federal para cumprir sua sentença de prisão perpétua. Mais de 500 agentes atuavam nas buscas ao criminoso desde 31 de agosto, quando ele fugiu de uma prisão no condado de Chester escalando paredes. O pânico entre a população local aumentou desde a noite de segunda, 11, quando Danilo roubou o rifle e chegou a trocar tiros com um morador. A polícia havia pedido que os moradores da cidade de South Coventry se trancassem em suas casas. Um cerco policial bloqueava estradas e ruas nas horas que antecederam a captura. O governador Josh Shapiro ainda falou sobre a segurança das prisões no Estado, garantindo que seriam feitos ajustes em diversos locais para evitar novas fugas. “Na Pensilvânia o sistema prisional é diferente. Temos prisões em diversos condados. Iremos fazer revisões em todas as prisões locais para garantir que outras fugas não ocorram. Sei que temos muito trabalho pela frente, mas é necessário”, disse o político.

Prefeitura municipal de Matupá realiza gincana para integração dos moradores da zona rural

access_time12/09/2023 12:51

Com o apoio da secretaria de Cultura e Agricultura foi promovido a segunda Gincana da Comunidade Morcego na Gleba União. Um momento de interação para as equipes e para a população do interior do município e foi de grande sucesso já tendo inclusive a terceira edição já confirmada. Premiação : 1° lugar: 100 limite, R$ 1.500 2° lugar: Comunidade Santo Antônio R$ 1.000 3° lugar: Os Black R$ 800 Participaram 7 equipes. O evento iniciou com café da manhã, palestra e um grande almoço servido pela comunidade. Na parte da tarde iniciou a gincana.

São Luís do Maranhão recebe o título de Capital Nacional do Reggae

access_time12/09/2023 10:17

Adotado pela cultura maranhense no final da década de 1970, principalmente pela população da capital, o reggae, encontrou na periferia da cidade o lugar propício para ficar e ganhar características próprias na versão nacional: dançada a dois e embalada pelas radiolas (foto), que são as tradicionais paredes formadas por caixas de som. Passados quase 50 anos, São Luiz agora é Capital Nacional do Reggae, reconhecida pela Lei 14.668, publicada nesta terça-feira (12), no Diário Oficial da União. Criado na Jamaica, no final da década de 1960, o ritmo é uma derivação do ska, gênero musical que mistura elementos caribenhos ao blues, originário no canto de saudade que dava ritmo ao trabalho dos africanos escravizados; criando um ritmo alegre, dançante e que fala da discriminação racial. Foi a partir de músicos jamaicanos que tocavam o ska, como Toots Hibbert, da banda The Maytals, que o ritmo e o termo originário da palavra rags - farrapos, em tradução livre – ganharam o mundo por meio de pioneiros, como The Wailers, banda formada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer. O ritmo, embalado por letras com críticas sociais contra o preconceito, a desigualdade e a pobreza, chegou aos maranhenses por meio das ondas curtas de rádios caribenhas e por lá ficou. Ganhou jeito de dançar, bailes aparelhados, DJs dedicados, clubes, programas de rádio e bandas como a Tribo de Jah, que na década de 1980 difundiu a versão nacional do reggae, nascida na Jamaica brasileira. Museu Atualmente, São Luís tem centenas de radiolas, com DJs. As bandas se multiplicaram e a cidade ganhou em 2018 o primeiro museu temático sobre o ritmo, fora da Jamaica, o Museu do Reggae Maranhão. O local além de reunir discos, instrumentos, vídeos e outros ícones históricos, também é um espaço cultural para a realização de shows, festivais, aulas e oficinas. Edição: Denise Griesinger

Líbia recupera mil corpos em cidade inundada após tempestades; 10 mil estão desaparecidos

access_time12/09/2023 09:18

Mil corpos foram recuperados na cidade de Derna, no leste da Líbia, após uma tempestade atingir o país no domingo (10). O ministro disse que o número de mortos pode passar de 2,5 mil à medida que o número de desaparecidos aumenta. Um representante do Crescente Vermelho, equivalente à Cruz Vermelha nos países de maioria islâmica, afirmou que cerca de 10 mil pessoas estão desaparecidas. A cidade de Derna fica na costa da Líbia e é cortada ao meio por um rio que flui das terras altas para o sul. Há barragens que impedem a ocorrência de inundações. Derna tem cerca de 125 mil habitantes. Devido à tempestade, as ruas foram tomadas pela água, casas foram inundadas, edifícios foram destruídos, carros acabaram virados e moradores foram arrastados. A força da água também destruiu barragens na região. A tempestade mediterrânea Daniel que atingiu a Líbia no domingo (10) também afetou as cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj. Antes de chegar ao norte da África, a tempestade Daniel levou estragos à Grécia, Turquia e Bulgária. A Líbia pediu ajuda internacional para se recuperar da tragédia. Países como os Estados Unidos e a Turquia enviaram aviões com suprimentos para o país africano. A tempestade perdeu força após a passagem pela Líbia. Agora, chegou ao Egito, preocupando as autoridades e colocando o país em alerta. Regime parlamentarista da Líbia A Líbia vive um regime parlamentarista instituído na cidade de Tripoli, capital do país, sob a chancela de Abdulhamid al-Dbeibah. O governo é consequência de uma revolta popular mobilizada em 2011 com apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra o então líder Muammar Gaddafi. Isso porque, em 2014, o país se dividiu em duas frentes: uma alinhada à Otan, que é reconhecida internacionalmente, e outra liderada por Osama Hamad, que controla o leste do país. Em 2021, al-Dbeibah foi escolhido primeiro-ministro com a promessa de realizar novas eleições para todo o país. No entanto, o pleito segue sem data definida por causa de desentendimentos entre os grupos acerca das regras da eleição.

Brasil deve atrasar ao menos 7 anos para universalizar o saneamento básico, diz especialista

access_time11/09/2023 06:48

A universalização do saneamento básico no Brasil, prevista para 2033, deve atrasar ao menos sete anos. O presidente do Instituto Aegea, Edson Carlos, destaca que o país é desigual. “A data mais provável, falando de país, é para 2040. Como especialista no setor de saneamento, acredito que em 2033 terá o serviço universalizado nas metas do marco legal, que são nas grandes cidades, onde as empresas operam efetivamente com capacidade econômica financeira. Mas o Brasil é muito grande, muito complexo. Quando falamos de área rural, Amazônia, de comunidades muito afastadas, 2033 é uma data muito próxima”, comentou. Para Edson Carlos, são necessários mais de R$ 800 bilhões para concluir os serviços no país. Em relação a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o especialista não acredita no aumento de tarifa aos consumidores. “Essa equação entre investimento e capacidade de pagamento das pessoas é que vai determinar a tarifa. É uma conta técnica, que é feito por uma agência reguladora. A empresa de saneamento não tem poder nenhum sobre a tarifa”, comentou. O presidente do Instituto Aegea ainda avalia que o marco legal já resulta em crescimento para o setor. No entanto, Edson Carlos lamenta que a estrutura de saneamento básico no Brasil seja desigual e atrasada.