ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Polícia Civil cumpre 34 mandados contra traficantes em oito cidades incluindo Matupá

Polícia Civil cumpre 34 mandados contra traficantes em oito cidades incluindo Matupá

access_time22/11/2023 11:57

Trinta e quatro mandados judiciais estão em cumprimento pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (22.1

Coogavepe presta assistência e monitora recuperação de áreas degradadas em garimpos legalizados

Coogavepe presta assistência e monitora recuperação de áreas degradadas em garimpos legalizados

access_time27/06/2023 19:52

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto continua prestando assistência aos cooperados no

PF investiga exploração sexual em navio de Leonardo e Bruno & Marrone

PF investiga exploração sexual em navio de Leonardo e Bruno & Marrone

access_time18/11/2023 08:40

O Navio Cabaré, de Leonardo e Bruno & Marrone, foi alvo de uma operação da Polícia Federal que r

GERAL

EXCLUSIVO: filiados a partidos de esquerda estavam no 8 de janeiro

access_time12/05/2023 12:16

Documentos obtidos pela reportagem mostram que filiados e ex-integrantes de partidos de esquerda participaram dos protestos do 8 de janeiro. Eles foram presos por causa dos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes. Elisiane Lucia Harms, de Foz do Iguaçú (PR), é filiada ao PT desde setembro de 2009. Marina Camila Guedes Moreira, de Barueri (SP), milita nas trincheiras ao PCdoB desde 2015. Também é o caso de Ana Elza Pereira da Silva, ligada há 22 anos ao hoje denominado Cidadania (ex-PPS, oriundo do “Partidão”). Por que essas três militantes de esquerda estavam misturadas a milhares de pessoas que foram a Brasília ou permaneciam acampadas em frente ao quartel do Exército no dia 8 de janeiro? Por que protestavam contra a vitória de Lula nas eleições do ano passado? Elisiane e Marina estão em liberdade provisória, com tornozeleira eletrônica, em seus Estados. Ana Elza segue presa na Colmeia, no Distrito Federal. Ex-filiados a partidos de esquerda participaram do 8 de janeiro Manifestantes sobem a rampa do Congresso Nacional para protestar contra o governo Lula – 8/1/2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Na lista de ex-filiados aparece Edna Borges Correa, que passou uma década filiada ao PT e só deixou a legenda em abril do ano passado. Ela também foi integrante do antigo PPS. Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, detida com os demais, esteve nas fileiras do PT entre 2001 e 2007. Edna é ré num processo que a acusa de participar de organização criminosa. Ela e Jupira continuam presas. Uma advogada recebeu queixas de clientes detidas com Jupira. Segundo a defesa, a mulher provoca confusão com as demais detentas e revelou ser de esquerda. O que ela fazia na Praça dos Três Poderes naquele dia? Até o momento, veículos de comunicação da grande imprensa e o próprio PT descartam a tese segundo a qual havia infiltrados no 8 de janeiro, mesmo com vídeos registrados pelos próprios manifestantes. O governo não quer, mas a versão será uma das linhas de investigação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro no Congresso Nacional.

MST anuncia que vai ‘aumentar a pressão’

access_time11/05/2023 11:08

O diretor nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, afirmou que o governo Lula está “meio medroso”. A declaração de um dos líderes do movimento foi dada em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta quinta-feira, 11. Para Stedile, a gestão do petista está tensionada por conta dos atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. O militante extremista também afirmou que o governo está lento em suas ações. “O governo está muito lento, já perdeu muito tempo”, disse Stedile. “Em cem dias, já deveria ter adotado um programa de emergência de combate à fome, com a compra de alimentos. E apenas agora estão anunciando recursos para isso. Um volume maior de alimentos demora cinco, seis meses para ser disponibilizado para quem precisa.” Ainda conforme o militante, o movimento vai aumentar a pressão, mas não necessariamente com ocupações de terra. “Nós podemos voltar a fazer marchas e grandes acampamentos. As formas de pressão são diversas”, ameaçou. “Certamente o movimento sindical vai voltar a fazer greves.” CPI do MST Presidente da Câmara, Arthur Lira | Foto: Marcelo Camargo / Agência BrasilA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o MST na Câmara dos Deputados está em vias de ser instalada. O presidente da Casa, Arthur Lira, leu o requerimento no último dia 26 de abril. Para Stedile, a Comissão é formada por conta de uma razão ideológica do ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal, Ricardo Salles (PL-SP). “Houve uma motivação ideológica do Ricardo Salles”, disse o diretor do MST. “Ele tem ódio ideológico do MST, desde o tempo em que era secretário do Meio Ambiente aqui em São Paulo.”

Divulgadas imagens de naufrágio mais antigo da Noruega

access_time10/05/2023 07:01

Enquanto realizavam uma pesquisa para mapear munições da Segunda Guerra Mundial despejadas no Lago Mjosa, no sudoeste da Noruega, arqueólogos encontraram em 2022 o naufrágio mais antigo do país. O vídeo com as imagens da descoberta, contudo, só veio à tona na semana passada. Batizado de Storfjord, o naufrágio mais antigo da Noruega data do século 14. As imagens, obtidas por um sonar, mostram que o casco tinha cerca de 10 metros (m) de comprimento, por 2,5 m de largura. Os restos da embarcação estão localizados no leito do lago, a 410 m abaixo da superfície. Os arqueólogos usaram um veículo subaquático de controle remoto para filmar o local do naufrágio mais antigo da Noruega. Naufrágio mais antigo é similar a um barco viking Conforme o portal Sciencenorway, o pesquisador Øyvind Ødegård, da Universidade da Noruega, observou que o navio encontrado é semelhante a um “barco viking”. “Se começarmos com a imagem do sonar que mostra o contorno do naufrágio, ele realmente se parece muito com o clássico navio viking“, disse o pesquisador. “No topo, você tem uma linha ligeiramente mais forte e arredondada que reforça e evita que ela quebre quando você entra ou sai do barco ou rema.” A construção é do tipo clínquer, um método tradicional de construção de barcos nórdicos que sobrepunha as pranchas do casco para reduzir o peso total. O navio provavelmente tinha uma vela quadrada, semelhante às usadas pelos vikings.

Morre Rita Lee, ícone do rock brasileiro

access_time09/05/2023 10:41

A cantora Rita Lee, um dos grandes nomes da MPB e do rock brasileiro, morreu na noite de segunda-feira 8, em sua casa, São Paulo. Ela sofria de um câncer no pulmão. Tinha 75 anos e foi diagnosticada com a doença em 2021. O corpo da cantora será velado no Planetário do Parque do Ibirapuera, também na capital paulista, a partir desta quarta-feira, 10, das 10h às 17h. O velório será aberto ao público. O corpo dela será cremado — o que era um desejo dela. Rita Lee deixa o marido, Roberto Carvalho, e três filhos: Beto Lee, Antônio e João. Em uma de suas últimas postagens no Instagram, a cantora publicou uma imagem das unhas pintadas durante o carnaval. “Em clima de folia”, escreveu na legenda. Rita Lee foi um dos maiores ícones da música popular brasileira. Nasceu no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, no último dia de 1947. Ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, fundou em 1966 a banda psicodélica Os Mutantes, que revolucionou o rock nacional. No ano seguinte a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira da (TV Record) na apresentação da canção “Domingo no parque”. Passou a ser aceita pela elite daMPBe foi convidada a participar do disco Tropicália. Depois dos Mutantes, Rita iniciou um período solo. Mas uma de suas fases mais lembradas foi quando participou da banda Tutti-Frutti, com a qual lançou dois álbuns clássicos da história do rock brasileiro: Atrás do Porto tem uma Cidade (1974) e Fruto Proibido (1975). A terceira fase da sua carreira começou em 1976, quando se casou com o também músico Roberto de Carvalho, com quem produziu e gravou seus maiores sucessos, como Lança Perfume, Baila Comigo, Ovelha Negra, Mania de Você, Flagra e Doce Vampiro. Em 2000 ainda teve a carreira renovada com uma fase ligada à bossa nova, em um de seus discos só com versões de músicas dos Beatles. Em 2016 lançou Rita Lee: uma Autobiografia. O livro é tão sincero e tão honesto nas suas revelações que foi considerado, em tom de piada a “primeira autobiografia não autorizada”.  Nele, Rita conta os detalhes de sua carreira e seu envolvimento com a causa dos direitos animais. E revela ressentimentos, especialmente com seus antigos companheiros dos Mutantes. Sua vida pode ser resumida poeticamente neste trecho de “Ovelha Negra”: “Levava uma vida sossegadaGostava de sombra e água frescaMeu Deus quanto tempo eu passeiSem saberFoi quando meu pai me disse filhaVocê é a ovelha negra da famíliaAgora é hora de você assumirE sumir“

Morre empresário que estava internado após sofrer acidente na BR-163 no Nortão

access_time09/05/2023 08:48

Segundo registro do Corpo de Bombeiros, o empresário trafegava em uma Yamaha XJ6 em direção a Matupá, quando teve o trajeto bloqueado por uma carreta, seguindo na direção contrária. A vítima conseguiu desviar, mas acabou perdendo o controle da direção e saiu da rodovia.  O empresário sofreu diversos ferimentos e foi socorrido a unidade de saúde, mas houve uma piora no estado de saúde, ontem, e não resistiu. O corpo foi transladado para Guarantã do Norte onde está sendo velado na capela Pax Judas Tadeu. O sepultamento está previsto para 16 horas.  Familiares e amigos lamentaram a morte do jovem empresário. “Quero lembrar de ti sempre assim, com esse sorriso lindo”, disse uma amiga.

Mais de cem igrejas são incendiadas na Índia

access_time09/05/2023 06:29

A situação dos cristãos na Índia agravou-se desde a escalada de violência do dia 28 de abril. Segundo a ONG Portas Abertas, os cristãos étnicos — que na Índia são minoria — voltaram a sofrer com a perseguição. Mais de cem igrejas foram depredadas e incendiadas, e mais de 300 casas, incluindo casas pastorais, também foram queimadas. De acordo com os repórteres locais da ONG, mais de 15 mil cristãos tiveram de buscar abrigo num acampamento.   A nova onda de violência contra os indianos que professam a fé cristã resultou em 17 mortos e dezenas de cristãos ameaçados de morte. Muitos também sofreram agressão física. Uma indiana entrevistada pela Portas Abertas disse: “A situação das igrejas na Índia é horrível. Casas e propriedades estão em chamas. As pessoas estão vivendo com medo e sem esperança quanto ao futuro. Precisamos que vocês ergam suas vozes contra a injustiça e as atrocidades que os cristãos estão enfrentando”.   Segundo a ONG Portas Abertas, mais de cem igrejas foram incendiadas. (Foto representativa) No sábado 6, a onda de violência abrandou, no entanto o risco de uma nova onda de atentados contra a vida e de invasões às propriedades dos cristãos permanece. A situação é tão grave que o governo do Estado de Manipur ordenou à polícia local que dispare “tiros de advertência” em casos de violência extrema. A indiana que foi testemunha dos atos de violência contra os cristãos no país disse ainda: “Exigimos que o governo da Índia condene publicamente os atos de violência contra as minorias cristãs na Índia”. A situação das igrejas na Índia é preocupante.

Juiz autoriza em escola reuniões de grupo satanista que quer crianças em eventos

access_time07/05/2023 11:01

O juiz distrital John M. Gallagher autorizou a presença do grupo satanista “Satã Depois da Escola” na escola Saucon Valley, na Pensilvânia. A decisão veio depois de grupos de direitos humanos processarem a instituição, que cancelara os eventos após pressão de pais indignados com a iniciativa. Agora, integrantes do ajuntamento poderão se encontrar nas dependências do colégio, em datas combinadas com a escola, informou o jornal Morning Call, na semana passada. Na decisão, o magistrado entendeu que a proibição, por parte do colégio, viola a liberdade de expressão. Gênese da queda de braço entre escola e grupo satanista Tudo começou há pouco mais de um mês, quando famílias ficaram chocadas ao receberem dos filhos menores de idade os panfletos com a imagem de Satanás. No papel, o grupo, que é ligado ao Templo Satânico dos Estados Unidos, garante não querer converter as crianças a nenhuma religião. “O Templo Satânico apoia crianças a pensarem por si mesmas”, afirma o documento. Panfleto distribuído a crianças | Foto: ReproduçãoNa internet, o Templo Satânico assegura não adorar a Satanás, tampouco o vê como uma encarnação do mal. A “igreja”, contudo, usa o símbolo controverso do diabo como uma “representação do pensamento independente e do livre arbítrio”. O grupo ganhou as manchetes na semana passada, quando o maior encontro de adeptos se preparou para a “SatanCon 2023”, em Boston.

Comandante da Marinha dá detalhes sobre a relação de Lula com as Forças Armadas

access_time06/05/2023 11:44

Em entrevista publicada pelo jornal O Globo, na sexta-feira 5, o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, disse o que pensa sobre o poder moderador e deu detalhes da relação entre o presidente Lula e as Forças Armadas. “Olhar o artigo 142 da Constituição e enxergar que as Forças Armadas poderiam ser um poder moderador é equivocado”, disse. “As Forças Armadas não estão ali para discernir o que possa vir a ser um contencioso entre dois Poderes. O papel de interpretar a Constituição não é das Forças. É do Supremo Tribunal Federal.” Sobre a relação de Lula com as Forças Armadas, depois do 8 de janeiro, Olsen disse que nunca viu a desconfiança do presidente “ir além das palavras na relação com a Força”. “Acho absolutamente justificável, em função de tudo que ocorreu, que o presidente tenha as suas ressalvas em relação aos militares num contexto político ideológico”, disse. “Na medida que houve de fato o ocorrido, é natural que o presidente se sinta constrangido. Mas, desde a primeira conversa que eu tive com ele, sempre se mostrou preocupado em assegurar os investimentos para a Força.” Além de comentar o poder moderador e a relação de Lula com as Forças Armadas, Olsen criticou a presença de militares da ativa, durante o governo Bolsonaro. O militar acha “equivocado manter-se no exercício desses cargos públicos como oficial da ativa”. Segundo ele, caso um militar migre para exercer um cargo público, deve requerer transferência para a reserva. Do contrário, não assume.

Universidade federal promove evento ‘educando com o c*’

access_time06/05/2023 09:38

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) gerou polêmica nas redes sociais, por promover o evento “Educando com o cu: traveco-terrorismo e descolonialidade de gênero na arte de Tertuliana Lustosa”. O ato ocorreu na sexta-feira 5. Uma pessoa LGBT+ fez as palestras. “Todos são bem-vindes”, diz o convite da universidade para o evento educando com o cu. O debate foi organizado pelo Laboratório Permanente de Práticas e Estudos de Perfomance da instituição. Foto: ReproduçãoTertuliana Lustosa dirigiu os trabalhados da roda de conversa. Lustosa se identifica como “pesquisadora, artista, travesti e mestranda na UFBA”. Além disso, é vocalista da banda “As Travestis”. Nas redes sociais, comemorou a oportunidade e de debochou de “bolsonaristas” que criticaram o evento, em virtude de a UFBA ser custeada com o dinheiro dos pagadores de impostos. O perfil da banda LGBT no Twitter rebateu comentários negativos sobre o evento em um post de divulgação: “Os comentários nessa postagem refletem o quão importante é educar com o cu. Ainda nem rolou e já está incomodando a normatividade, que bom”. “Como pode a reitoria da UFBA permitir esse evento ‘educando com o cu’, em uma instituição custeada com o suor das pessoas?”, interpelou um internauta. “Isso é um escândalo”, qualificou outra pessoa.

Bolsonaro fala sobre operação: ‘Cartão de vacina’

access_time03/05/2023 09:22

O ex-presidente Jair Bolsonaro falou há pouco sobre a operação da Polícia Federal (PF). Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro nesta quarta-feira, 3. O ex-ajudante de ordem Mauro Cid e dois ex-seguranças foram presos. “O objetivo da busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro: cartão de vacina”, disse Bolsonaro. “Eu não tomei a vacina após ler a bula da Pfizer. Foi uma decisão pessoal minha”, declarou. “Em momento nenhum eu falei que tomei a vacina e eu não tomei”, reiterou. Segundo Bolsonaro, os agentes da PF tiraram cópia do cartão de vacina dele e da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, e levaram o seu celular. “O cartão de vacina da minha esposa foi fotografado”, disse. “Ela tomou a vacina nos Estados Unidos, da Janssen. A outra minha filha que eu respondo, a Laura, de 12 anos, não tomou a vacina também. Tem um laudo médico sobre isso.” “Eu realmente fico surpreso com a busca e apreensão por esse motivo”, disse o ex-presidente. “Nunca me pediram cartão de vacina em lugar nenhum, não existe adulteração”, continuou. Antes de finalizar a entrevista na porta da casa do ex-presidente em Brasília, disse que “no Brasil é proibido falar sobre vacina”. O advogado de Bolsonaro explicou, em seguida, que a defesa não teve acesso ao inquérito. “O que foi noticiado por vocês é que se trata de um cartão de vacina”, disse Marcelo Luiz Ávila de Bessa. “É um ato que eu considero arbitrário, precipitado. Após termos acesso ao inquérito nós daremos outras declarações.” A PF investiga um grupo suspeito de inserir “dados falsos” da vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. A apuração ocorre no âmbito do inquérito das milícias digitais, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.