ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Preso motociclista alcoolizado envolvido em acidente no Peixoto

Preso motociclista alcoolizado envolvido em acidente no Peixoto

access_time26/05/2023 12:31

O condutor de uma Honda Pop, de 35 anos, foi preso por policiais militares em Peixoto de Azevedo, on

Biden chega a Israel para expressar solidariedade e é recebido por Netanyahu em aeroporto

Biden chega a Israel para expressar solidariedade e é recebido por Netanyahu em aeroporto

access_time18/10/2023 06:42

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta quarta-feira, 18, a Israel, para expressar

Venezuela deve abrir rota aérea com Brasil no primeiro trimestre de 2023

Venezuela deve abrir rota aérea com Brasil no primeiro trimestre de 2023

access_time04/01/2023 05:20

O governo da Venezuela planeja abrir uma rota aérea entre o Brasil e a ilha turística de Margarita d

GERAL

Governador lança sistema para 40 mil casas populares: “Vai permitir que milhares de famílias possam realizar esse sonho”

access_time24/11/2023 07:49

O governador Mauro Mendes afirmou que o novo Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT), idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes e lançado nesta quinta-feira (23.11), facilitará o acesso e a realização do sonho da casa própria para milhares de mato-grossenses. O lançamento do sistema contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, que será parceiro da construção das casas por meio do programa Minha Casa Minha Vida. A meta é garantir casa própria para 40 mil famílias até 2026. “Hoje lançamos um dos mais importantes e relevantes programas sociais do Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Governo Federal. Os programas SER Família Habitação e Minha Casa Minha Vida se potencializaram para permitir que milhares de famílias possam realizar o sonho da casa própria”, afirmou. Para tornar as casas mais acessíveis, o Governo de Mato Grosso irá conceder subsídios de até R$ 20 mil para complementar o valor da entrada do financiamento, que será repassado diretamente para a Caixa Econômica Federal. Este é o maior subsídio disponibilizado entre todos os Estados para um programa habitacional.  "É sempre uma alegria ter a oportunidade de fazer uma ação que vai deixar bons resultados, e é uma honra estar aqui, na condição de governador, e com vários parceiros, construindo um momento importante para o Estado e nosso povo", acrescentou. Durante o evento, o ministro Jader Filho reafirmou o compromisso do Governo Federal em apoiar o governo do Estado nos projetos de desenvolvimento habitacional, com subsídio de até R$ 55 mil para cada unidade. “O que nós estamos fazendo hoje aqui é um passo no caminho para o desenvolvimento. Vamos continuar trabalhando para realizar muitos sonhos em parceria com o Governo de Mato Grosso”, disse.  A vice-presidente da Caixa, Henriete Sartori Bernabé, expressou sua esperança de que o SiHabMT sirva de exemplo para outros estados e municípios do país.  “São iniciativas como essa que fazem com que a gente consiga enfrentar o déficit habitacional brasileiro. Esse subsídio do Governo de Mato Grosso vai viabilizar que muitos tenham acesso a sua moradia”, disse.  O site, que permitirá o cadastro das famílias interessasdas, já está no ar neste link. O cidadão poderá entrar no sistema e fazer sua inscrição. As unidades serão liberadas de acordo com a demanda.

Trabalhadores presos em túnel na Índia são vistos pela primeira vez em 10 dias

access_time21/11/2023 18:32

Os trabalhadores que estão presos em túnel na Índia foram vistos, nesta terça-feira, 21, pela primeira vez desde o acidente. Imagens registradas por uma câmera, mostram os 41 operários presos pelo desabamento. Eles estão lá há 10 dias. “Vamos retirá-los com segurança, não se preocupem”, afirmaram integrantes das equipes de resgate aos homens bloqueados, segundo o vídeo divulgado pelas autoridades locais. Escavadeiras retiram toneladas de terra, concreto e escombros desde 12 de novembro do túnel em construção que desabou parcialmente no estado de Uttarakhand (norte), na cordilheira do Himalaia. Mas os trabalhos de resgate avançam lentamente, complicados pela queda de escombros e pelas avarias nas máquinas de perfuração. Antes do uso da câmera, as equipes de resgate se comunicavam com os homens bloqueados por rádio. “Todos os trabalhadores estão a salvo”, afirmou o ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, em um comunicado. “Estamos tentando com todas as nossas forças retirá-los em breve com segurança”, acrescentou. Dhami disse que conversou com o primeiro-ministro Narendra Modi, que considera o resgate dos trabalhadores “a prioridade máxima”.

Modelo mato-grossense vence Miss Plus Size Brasil no Rio de Janeiro

access_time21/11/2023 14:04

Eliana Paula, de 42 anos, natural de Cuiabá, venceu o Miss Plus Size Brasil, no Rio de Janeiro, no último final de semana. O concurso contou com a participação de 24 mulheres de todo o país, divididas em três categorias. A representante de Mato Grosso venceu na categoria Master. Ela vestiu um traje representando Mato Grosso, chamado “varanda” confeccionado pelas rendeiras conhecidas como Itu e dona Tchuca, da comunidade Limpo Grande, de Várzea Grande  “Não há palavras que possam descrever a felicidade que estou sentindo neste momento. Deus realmente torna sonhos em realidade e nos coloca em lugares jamais imagináveis. Preparou as melhores pessoas para junto de mim encorajar, fortalecer, ensinar e capacitar”, escreveu Eliana, nas redes sociais.  Eliana acumula outros títulos na carreira como o Miss Lady Cuiabá e Miss popularidade 2022.

Menina de 12 anos fica com cabelo preso em sugador de piscina e morre

access_time21/11/2023 12:11

Nauany Maria Alves de Souza, 12 anos, morreu nessa segunda-feira (20), após se afogar em uma piscina, no bairro Parque do Bosque, em Tangará da Serra. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Segundo informações o acidente aconteceu no domingo (19), Nauany estava na água, quando seus cabelos prenderam no dispositivo sugador da piscina. A menina ficou aproximadamente sete minutos embaixo d’água, até que foi retirada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os procedimentos de Ressuscitação Cardio-pulmonar (RCP). Após aproximadamente 20 minutos a criança apresentou batimentos cardíacos e foi levada com vida até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e entubada, mas não resistiu. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a perda. “Vou lembrar de você sempre assim, sorridente, uma menina maravilhosa, meiga, tão legal", escreveu uma amiga. Ainda não há detalhes sobre o velório e o enterro.

Menino de 6 anos cai de carroceria de caminhonete e morre

access_time21/11/2023 11:14

O pequeno Thierry Rafael da Silva Santos, 6 anos, morreu no domingo (19), depois de cair da carroceria da caminhonete dos pais, na zona rural de Carlinda. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. De acordo com a Polícia Civil, Thierry estava com os pais coletando castanhas, quando pediu para ir em cima da carroceria da caminhonete, pois queria ver os porcos-do-mato. Em dado momento, ele caiu no chão. Imediatamente os pais o levaram até uma Unidade de Pronto Atendimento de Carlinda, mas ele não resistiu aos ferimentos e chegou já morto. Os funcionários da unidade médica acionaram a polícia, que registraram o caso como morte acidental. A Polícia Civil deve apurar a morte.

Segundo show de Taylor Swift no Rio de Janeiro é adiado para a segunda-feira devido ao forte calor

access_time18/11/2023 17:28

A cantora Taylor Swift adiou o show que faria neste sábado, 18, no Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro. A decisão vem a reboque da morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, durante o primeiro show da artista na Cidade Maravilhosa, na noite de sexta-feira, 17. Ana passou mal durante a apresentação, desmaiou e morreu após ser levada a um hospital próximo ao estádio. Mais de mil pessoas foram antedidas devido a problemas decorrentes da onda de calor que atinge a região Sudeste do país. Neste sábado, o Rio bateu novo recorde de calor no ano: 42,5ºC. A sensação térmica na cidade chegou a 59,3°C, o maior índice desde que o AlertaRio começou a fazer a medição, em 2014. “Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e o bem-estar de meus fãs, performers e equipe sempre vêm em primeiro lugar”, disse Taylor. Ela afirma ter escrito o comunicado em seu camarim no Engenhão. O novo show, de acordo com o prefeito Eduardo Paes, foi agendado para segunda-feira, 20, no mesmo local.

Fã que morreu em show de Taylor Swift estudava em Mato Grosso

access_time18/11/2023 09:22

Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que acabou falecendo, ontem, antes do show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, era acadêmica de psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá). Segundo a prefeitura do Rio, Ana teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu após passar mal por causa do calor. A produtora T4F publicou uma nota explicando o caso. “Na noite de ontem Ana Clara sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, veio infelizmente a óbito”. Nas redes sociais, Taylor confirmou a morte da fã e lamentou. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer para vocês o quanto eu estou arrasada por causa disso. Eu tenho poucas informações, além de que ela era incrivelmente bonita e muito jovem. Eu não vou ser capaz de falar sobre isso do palco, porque me sinto dominada pela dor quanto tento falar sobre isso. Quero dizer que agora sinto profundamente essa perda e meu coração partido está com sua família e amigos. Esta é a última coisa que eu nunca pensei que aconteceria quando nós decidimos trazer essa turnê ao Brasil”, escreveu a cantora. A cantora americana está no Brasil para uma série de seis shows pela “The Eras Tour”. A primeira apresentação foi ontem no estádio Nilton Santos. Ana morava em Mato Grosso, mas era de Sonora no Mato Grosso do Sul. A Atlética Valhalla no qual Ana Clara era diretora, também manifestou pesar. “Com profundo pesar que lamentamos a morte da nossa diretora, que partiu deixando um enorme vazio em nossos corações”, diz trecho da nota.

Israel não acata resolução da ONU e diz que vai continuar a agir até Hamas ser destruído e reféns devolvidos

access_time16/11/2023 14:55

Israel não viu com bons olhos a aprovação da resolução no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que foca na proteção de crianças e pausa humanitária para o envio de ajuda necessárias para a Faixa de Gaza. Após o resultado – o texto de Malta obteve 12 votos a favor, sendo um dos Brasil, 3 abstenções (Estados Unidos, Rússia e Reino Unido) – o embaixador de Israel na ONU, Gilard Erdan, usou as redes sociais para criticar a descisão. “A resolução da ONU está desligada da realidade e não tem sentido. Independentemente do que o Conselho decida, Israel continuará a agir de acordo com a lei internacional, enquanto os terroristas do Hamas nem sequer lerão a resolução, muito menos a cumprirão”, escreveu o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, no X (antigo Twitter). “É lamentável que o Conselho continue a ignorar, a não condenar, ou mesmo a mencionar, o massacre levado a cabo pelo Hamas em 7 de Outubro, que conduziu à guerra em Gaza. É realmente vergonhoso!”, continuou. Segundo Erdan, apesar da aproação, Israel não vai considerar o texto e vai continuar a “agir até que o Hamas seja destruído e os reféns sejam devolvidos”, finalizou. Na quarta-feira, 15, pela primeira vez desde que a guerra no Oriente Médio começou a ONU conseguiu aprovar uma resolução. Em outubro, mesmo mês em que o conflito começou, quando o Brasil presidia o órgão, quatro resoluções foram apresentadas: duas da Rússia, uma do Brasil e uma dos Estados Unidos. De todas, a brasileira foi a que tinha chegado mais perto de ser aprovada, com 12 votos a favor, duas abstenções e um voto contra, que foi o dos Estados Unidos, e, por serem membro permanente, tem o direito de barrar. Os norte-americanos alegaram que o texto brasileiro não falava sobre o direito de Israel se defender do ataque do Hamas, assunto que foi bastante polêmico, uma vez que essa ação já está descrita no texto da ONU. As resoluções russas, por sua vez, não obtiveram votos necessários. Já a dos Estados Unidos, foram vetadas pela Rússia e China – membros permanentes – e obteve 10 votos favor.  

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

access_time16/11/2023 12:09

Termina nesta sexta-feira, 17, o prazo para apresentação de pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), por candidatos que tiveram problemas de logística ou de saúde – doenças infectocontagiosas. A solicitação deve ser apresentada via Página do Participante. Podem também fazer a solicitação pessoas que não compareceram ao exame porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. A reaplicação das provas será nos dias 12 e 13 de dezembro. De acordo com o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato. As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”. Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas. Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

SP e outras três capitais devem bater recorde na quinta, mas chuvas derrubam temperatura a partir da sexta

access_time15/11/2023 15:50

As cidades de São Paulo, Brasília, Goiânia e Teresina estão prestes a quebrar recordes de temperatura para o ano de 2023. De acordo com o Climatempo, os termômetros podem registrar temperaturas acima de 40ºC em várias partes do país. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem alcançar a marca dos 40ºC no Rio de Janeiro (RJ), em Cuiabá (MT) e em Boa Vista (RR) nesta quarta-feira, 15. A capital paulista deve registrar o terceiro recorde de temperatura apenas no mês de novembro. Na segunda-feira, 13, a marca atingiu 37,8°C e a previsão para esta quinta-feira é de que os termômetros alcancem os 38ºC – a média para a cidade nessa época do ano é de 26,9ºC. Em Brasília, no Distrito Federal, a temperatura também está acima do normal. A previsão é que chegue aos 36ºC, superando o recorde anterior de 34,8ºC. Já em Teresina, onde a média para novembro é de 36ºC, há chances dos termômetros ultrapassarem a marca dos 40ºC. O mesmo é previsto para Goiânia, que normalmente registra 31,1ºC nesta época. Além disso, os Estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiânia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão e o Distrito Federal estão em alerta vermelho para altas temperaturas, de acordo com o Inmet. No entanto, a tendência é que as temperaturas diminuam a partir de sexta-feira, 17, com a chegada de uma frente fria. A onda de calor será amenizada com as chuvas que devem atingir as regiões mais próximas do Sul do país, com as temperatura voltando para perto das médias históricas. No domingo, 19, por exemplo, a mínima prevista para São Paulo é de 19ºC, ante 25ºC de máxima. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para fortes pancadas de chuva entre sexta, 17, e domingo, 19, com possibilidade de raios, chuvas de granizo e rajadas de vento intensas. Nas áreas mais vulneráveis, há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo. Na região Norte do país, o tempo pode continuar seco e sem chuvas. A explicação para o calor excessivo e fora de época está relacionada a alguns fatores, como o El Niño e o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos. A sensação térmica no Rio de Janeiro chegou a 58,5°C na terça-feira, 14, mas já houve chuva de granizo e queda de árvores nesta quarta-feira. A sensação térmica é uma estimativa calculada com base em valores de temperatura real, velocidade do vento e umidade relativa do ar. Como a Jovem Pan mostrou, em razão da onda de calor, o Brasil bateu recorde de consumo de energia elétrica pelo segundo dia seguido. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a demanda no Sistema Interligado Nacional (SIN) superou os 100 mil MW por volta das 13h30 (de Brasília) – o pico foi registrado às 14h20, quando a marca chegou a 101.475 MW. Para efeito de comparação, os números mostram um acréscimo de 16,8% na carga se considerada a demanda atendida nos primeiros dias deste mês. “A principal razão para este comportamento da carga é a significativa elevação de temperatura verificada em grande parte do Brasil”, citou o ONS, em nota. Ainda conforme dados do órgão, no momento em que o recorde de consumo foi computado, o atendimento à carga era feito por 60.095 MW de geração hidráulica (59,8%), 19.766 MW de geração solar (19,6%), 11.601 MW de geração térmica (11,5%) e 9.511 MW de geração eólica (9,5%).