anuncie aqui 596-81
Notícias recentes
Polícia prende dois e recupera munições levadas de residência em Marcelândia

Polícia prende dois e recupera munições levadas de residência em Marcelândia

access_time17/11/2023 21:02

A Polícia Militar prendeu hoje dois homens e recuperou objetos furtados de uma residência no centro

Aumento de casos de gripe aviária deixa países da América Latina em alerta

Aumento de casos de gripe aviária deixa países da América Latina em alerta

access_time16/02/2023 10:48

A decisão de Argentina e Uruguai de declarar emergência sanitária após a descoberta dos primeiros ca

Gaeco encontra R$ 86 mil em casa de servidor alvo de operação; Justiça determina quebra de sigilo bancário

Gaeco encontra R$ 86 mil em casa de servidor alvo de operação; Justiça determina quebra de sigilo bancário

access_time11/09/2023 16:38

Um dos alvos da Operação Loki, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (

Moraes deve agilizar análise de processos de manifestantes presos
O ministro do STF Alexandre de Moraes, durante visita de senadores que intercederam por manifestantes presos - 02/03/2023 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Moraes deve agilizar análise de processos de manifestantes presos

Ministro do STF esteve na Papuda e na Colmeia

access_time07/03/2023 10:51

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve acelerar a análise de processos de manifestantes presos, disseram fontes ouvidas pela reportagem. Na tarde da segunda-feira 6, o juiz do STF e a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, visitaram os detidos na Papuda e na Colmeia.

Moraes disse que só vai permanecer detido quem realmente cometeu algum crime, durante os protestos de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Palácio da Justiça foram invadidos e destruídos por vândalos.

A visita aos manifestantes presos ocorreu alguns dias depois de uma visita institucional dos senadores Rogério Marinho (PL-RS), Carlos Portinho (PL-RJ), Wellington Fagundes (MS), Tereza Cristina (MS) e Eduardo Girão (Novo-CE).

A reportagem entrevistou familiares de manifestantes presos, que relataram o cotidiano deprimente dessas pessoas. Há algumas semanas, Moraes concedeu liberdade provisória a 173 detidos e estabeleceu medidas restritivas.

“A aplicação de medidas cautelares a um número significativo de pessoas que foram soltas seria justificada, do ponto de vista constitucional e legal, somente na hipótese de se terem fortes indícios de autoria e materialidade do cometimento de crime”, explica a advogada Vera Chemim, mestre em Direito Público Administrativo pela FGV. “Ocorre que não se reuniram indícios relacionados a cada pessoa, individualmente.”

Segundo a especialista, a acusação que abrange atos terroristas, golpe de Estado e afronta ao Estado Democrático de Direito, além da suposta prática de depredação do patrimônio público e de atos violentos, é “leviana e sem provas”. Mais: como não houve a individualização de cada conduta, marcará para sempre a vida de todas as vítimas da ilegalidade em massa. “Tais procedimentos só seriam justificados”, ressalva Vera, “caso fossem aplicados a pessoas que cometeram, de fato e de direito, aqueles atos ilícitos.”





Por: Cristyan Costa da Revista Oeste

Outras notícias

Comentários