ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Período proibitivo de uso de fogo em áreas rurais começa neste sábado (1º)

Período proibitivo de uso de fogo em áreas rurais começa neste sábado (1º)

access_time01/07/2023 08:41

Começa neste sábado (1º.07) o período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurai

Governo registra déficit de R$ 7 bilhões em março

Governo registra déficit de R$ 7 bilhões em março

access_time28/04/2023 10:03

O Governo Central, que inclui Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, registrou o maio

Polícia Civil prende faccionado por Tráfico de Drogas em Peixoto de Azevedo

Polícia Civil prende faccionado por Tráfico de Drogas em Peixoto de Azevedo

access_time09/08/2023 18:04

A Delegacia de Polícia Civil de Peixoto de Azevedo, cumpriu na data de hoje (09.08) mandado de prisã

Sebastián Piñera já fez pouso forçado com helicóptero que caiu, diz jornal
Sebastian Piñera em seu helicóptero, em foto de 2006. Foto: Reprodução/Clarín

Sebastián Piñera já fez pouso forçado com helicóptero que caiu, diz jornal

Proprietário do helicóptero, Piñera tinha habilitação para conduzir a aeronave desde 2004, segundo jornal Clarín

access_time07/02/2024 07:55

O ex-presidente chileno Sebastian Piñera, 74 anos, morreu em uma queda de helicóptero nesta terça-feira, 6. Habilitado e proprietário da aeronave envolvida no acidente, Piñera já havia passado por problemas técnicos com o helicóptero e foi obrigado a fazer um pouso forçado em 2011, segundo o jornal Clarín. 

Piñera pilotava um helicóptero de modelo Robinson R44, com capacidade para quatro tripulantes. Um dos mais vendidos, o site da marca descreve a aeronave como "econômica e de alto desempenho". O helicóptero também é anunciado com um sistema de combustível "à prova de colisões". A linha foi renovada em 2007.

Um piloto ouvido pelo jornal ressaltou a qualidade do helicóptero, mas fez ressalvas quanto ao seu uso.

"É um helicóptero muito bom, mas é frágil como todo equipamento privado e monomotor. O ex-presidente decolou em um momento inoportuno, isso deve ter complicado a situação e terminou do jeito que aconteceu", considerou Carlo Rinzelli. 

Ainda segundo o especialista, o helicóptero é constituído de materiais de boa qualidade, mas deve ser operado em condições específicas. "Não é que não possa voar com chuva ou turbulência, mas a fábrica orienta a não fazê-lo", afirma.

O próprio Piñera passou por momentos de tensão com o helicóptero em 2011, durante as férias de verão. No dia 22 de janeiro daquele ano, a aeronave ficou sem combustível e o então presidente foi obrigado a fazer um pouso forçado nos arredores do Curanipe, no litoral do Chile, a 300 km da capital Santiago. 

Piñera chegou a mentir sobre o incidente e negou ter se tratado de um pouso forçado. Na época, ele explicou que se tratava de uma "parada programada", conforme apontou o Clarín.

Licença para voar
Piñera obteve habilitação para pilotar helicópteros em 2004. Em uma entrevista de 2011, seu instrutor, Alfonso Wenzel, lembrou que o então presidente tinha sido um aluno "autodidata".

"Era um homem muito ocupado, às vezes se ausentava, às vezes ficava só 15 minutos. Por ser professor, eu ficava preocupado. Para aprender a voar, é preciso uma rotina muito rigorosa", contou. 

O instrutor revelou ainda que, das 40 horas obrigatórias de estudos para a prova teórica, Piñera participou de somente 16 horas. O restante, ele aprendeu sozinho. "Eu achava que ele nem ia passar na prova, porque nunca se aprofundou muito", acrescentou.





Por: Redação Terra

Outras notícias

Comentários