ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Ex-presidente do Sindspen e mais quatro de Mato Grosso são denunciados por incitação ao crime

Ex-presidente do Sindspen e mais quatro de Mato Grosso são denunciados por incitação ao crime

access_time17/02/2023 17:37

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a ex-presidente do Sindicato de Policiais Penais d

Mulher é encontrada morta em bar com mordidas pelo corpo

Mulher é encontrada morta em bar com mordidas pelo corpo

access_time19/02/2024 10:35

Janaina Ribeiro do Nascimento, 31 anos, foi encontrada morta em um bar, no bairro Centro Antigo, em

Problemas de acesso ao site do Inep dificultam consulta dos resultados do Enem 2023

Problemas de acesso ao site do Inep dificultam consulta dos resultados do Enem 2023

access_time16/01/2024 12:01

Estudantes que aguardam pelos resultados do Enem 2023 estão enfrentando problemas para acessar o sit

POLÍCIA

Servidores da Funai criaram 552 falsas aposentadorias de indígenas para roubar R$ 64 milhões

access_time29/06/2023 05:21

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Sangradouro, para desmontar uma associação criminosa que operava um grande esquema de fraudes previdenciárias em aposentadorias ilegais de indígenas. As investigações mostraram que servidores públicos da Funai criaram 552 falsas aposentadorias de indígenas. O grupo conseguiu roubar cerca de R$ 64 milhões dos cofres públicos. A organização era integrada por servidores públicos da Funai, cartorários, proprietários de correspondentes bancários e lideranças indígenas locais. Até o momento, a Polícia Federal identificou 552 falsos aposentados em todo o Estado, com a perspectiva de novos identificados a partir da deflagração da operação. Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação de documentos, estelionato previdenciário, formação de quadrilha e inserção de dados falsos em sistema de informação do Governo Federal. A fraude previdenciária iniciava-se com a expedição de documentos com dados falsificados, realizada por servidores da Funai, especialmente a idade dos indígenas. Eram emitidos o “Registro Administrativo de Nascimento de Indígenas” (Rani) e a “Certidão de Exercício de Atividade Rural”, ambos com adulteração de dados, em especial a idade dos indígenas, para simular o atendimento da idade mínima para aposentadoria por idade rural: 60 anos para homem e 55 anos para mulher. A partir dessa falsidade inicial, os indígenas favorecidos pelo esquema usavam o Rani para a realização de registro de nascimento tardio em cartório, com a emissão de certidões de nascimento que, em seguida, serviam de lastro para a solicitação de diversos outros documentos públicos, tais como CPF e RG. Na sequência, compareciam a uma agência do INSS para requerer aposentadoria por idade, fazendo uso de todos os documentos falsos providenciados pelo esquema criminoso. As investigações evidenciaram que os documentos ideologicamente falsificados eram comumente emitidos em intervalos de tempos muito curtos, poucos meses antes da apresentação do requerimento à Previdência Social. Na sequência, os fraudadores ainda buscavam correspondentes bancários para obtenção de empréstimos consignados atrelados a essas aposentadorias, sempre no limite máximo da margem consignável, potencializando o prejuízo da fraude perpetrada. Foram expedidas 19 ordens cautelares judiciais pela Justiça Federal em Barra do Garças, sendo 16 mandados de busca e apreensão, duas ordens judiciais de afastamento temporário das funções públicas e um mandado de prisão preventiva, cumpridos em Cuiabá, Barra do Garças, Primavera do Leste e Poxoréu.

Jovem apanha em bar em Peixoto de Azevedo por causa de dívida e é internado

access_time28/06/2023 18:23

O homem, de 24 anos, foi encaminhado para tratamento no hospital regional em Peixoto de Azevedo, ontem à noite, ao ser atacado num bar, localizado no bairro Centro Antigo. O crime foi ocasionado por um desentendimento, segundo relato no boletim de ocorrência. Ele alegou, para os policiais militares, que houve desacerto relacionado ao pagamento da conta com um amigo (comida e bebida). Com isso, o acusado se enfureceu e partiu para cima dele, com socos e chutes. O denunciante ficou com vários hematomas e foi socorrido por uma equipe médica. O suspeito deixou o local antes da chegada das autoridades. A investigação está sob responsabilidade da delegacia municipal.

Polícia prende suspeito e encontra corpo de caseiro no Nortão; latrocínio é investigado

access_time27/06/2023 20:09

A Polícia Civil prendeu, hoje, um jovem de 18 anos acusado de envolvimento na morte de Gilmar Lopes de Souza, 52 anos, que trabalhava como caseiro em uma fazenda em Feliz Natal (130 quilômetros de Sinop). A vítima desapareceu no sábado (24) e o corpo foi encontrado esta tarde, em um córrego, a cerca de 10 quilômetros da propriedade rural. A principal linha de investigação é de que Gilmar tenha sido morto durante o roubo de um trator Valmet 148 amarelo. O suspeito preso hoje alegou que estava com um comparsa, que chegou “atirando” no caseiro, o qual estava sentado na área de uma casa que fica na fazenda. A arma utilizada teria sido uma pistola .380. Em seguida, os criminosos teriam colocado o corpo na lâmina do trator e levado até o córrego. O perito Sandro Lúcio confirmou que havia sinais de tiros no corpo do caseiro. “Estava submerso em um riacho, a aproximadamente 35 quilômetros do centro da cidade, já em estado de decomposição e há pelo menos 48 horas naquele local. Verificamos que foi atingido por disparo de arma de fogo na cabeça e no abdômen. E não havia sinais de que havia sido agredido naquele local. É provável que simplesmente foi desovado”.  O desaparecimento foi comunicado à Polícia Civil ainda no domingo (25) pelo proprietário da fazenda. Ele relatou que um dos funcionários havia ligado para a propriedade, porém, Gilmar não havia atendido a ligação. Por esse motivo, o dono da propriedade pediu para que um vizinho fosse até o local para verificar “se estava tudo bem”. Conforme registrado no boletim de ocorrência, o vizinho encontrou a casa toda aberta e percebeu uma grande quantidade de sangue. A Polícia Militar foi acionada e a equipe que foi ao local registrou que também havia sinais de que um corpo tinha sido arrastado por cerca de 25 metros. Além disso, os policiais ainda encontraram uma cápsula de pistola .380 e rastros do trator que havia sido levado. Os policiais seguiram as marcas de pneus por estradas vicinais e pelo meio de uma lavoura. Segundo os militares, nas proximidades da ponte do Rio Ferro, não foi possível mais seguir os rastros. Um contêiner que estava na propriedade também foi arrombado, com uso de um machado, segundo o boletim de ocorrência. O suspeito preso foi encaminhado para a delegacia e a Polícia Civil segue investigando o caso para tentar chegar ao segundo acusado. O corpo de Gilmar foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e ainda não há definições sobre os procedimentos fúnebres.

Adolescente de 15 anos morre ao ser atropelado por carreta na BR-163

access_time25/06/2023 10:12

O adolescente Kaiky da Silva Lima, 15 anos, morreu na noite desse sábado (24) após ser atropelado por uma carreta, na BR-163, próximo do Trevão, em Matupá. O motorista da carreta fugiu do local. De acordo com o apurado pela reportagem, o adolescente morava com a tia, em Matupá. No sábado, após ele chegar do trabalho, pediu a bicicleta emprestada e disse que iria até Peixoto de Azevedo, na casa de um amigo. A distância entre as cidades é de cerca de 13 km. A mulher estranhou e perguntou o motivo de ele ir de bicicleta. O jovem respondeu que estava acostumado e sempre fazia esse caminho. A tia então pediu para o adolescente tomar cuidado e sempre ir pelo acostamento. Algum tempo depois, a mulher foi informada sobre o acidente. O adolescente morreu ainda no local. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil foram acionadas para apurar o acidente.

Mato Grosso é o segundo estado com mais mortes no trânsito relacionadas a álcool

access_time25/06/2023 08:25

Mato Grosso é o segundo estado com maior número de mortes no trânsito relacionados ao consumo de álcool no Brasil. De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), o estado também é o nono colocado em internações hospitalares causadas por acidentes provocados por condutores que dirigiram alcoolizados. O estudo, divulgado na segunda-feira (19), aponta que 11,5 a cada 100 mil habitantes de Mato Grosso morrem no trânsito por terem ingerido bebidas alcoólicas, enquanto 46,9 ficam internados. Os dados superam a média nacional, que apresenta taxa de 5 e 36 pessoas a cada 100 mil, respectivamente. Os números são baseados apenas em ocorrências relacionados ao consumo de álcool. A taxa de mortes no trânsito causadas pela combinação de álcool e direção em Mato Grosso é menor apenas que a do estado de Tocantins, que registrou 11,8 mortes a cada 100 mil habitantes. No país, os óbitos por acidente de trânsito relacionados ao uso de álcool tiveram uma redução de 32%, comparando os índices de 2010 e de 2021, ano usado como base para os estudos. No entanto, as internações aumentaram 34%, havendo um aumento entre ciclistas e motociclistas. O Brasil apresentou 5 mortes por acidentes de trânsito atribuíveis ao álcool a casa 100 mil habitantes do país, o número se mantém desde 2018.As faixas etárias mais afetadas são 18 a 34 anos (36,5%), seguida por 35 a 54 anos (35,5%). Atualmente, o Brasil é reconhecido como um país modelo quando se fala em Lei Seca. Criada em 2008, a Lei 11.705 reduziu a tolerância de nível de álcool no sangue dos condutores de veículos. A antiga lei permitia a ingestão de até 600 mg de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Após a sanção, o limite tolerável passou a ser tolerava 0,1 mg/l e atualmente permite 0,05 mg/l. A sanção da Lei Seca completou 15 anos em 19 de junho de 2023, dia em que o estudo foi divulgado.

Bope prende três com armas de fogo em veículos no Nortão

access_time24/06/2023 16:31

Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais prenderam três homens, de 31, 24 e 19 anos, com uma pistola 9 milímetros e revólver calibre 38, na estrada Travessão 11, no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo. Durante ações da operação Vincere, a guarnição abordou dois veículos em atitude suspeita e solicitou o apoio da Polícia Militar, de Peixoto. Ao realizaram busca em ambos os carros, encontraram as armas. Os suspeitos não relataram a procedência (pistola e revólver) nem documentação. Em seguida, foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil.

Sargento da PM foi executado com tiro na cabeça e teve coração arrancado

access_time22/06/2023 17:04

O sargento da reserva da Polícia Militar, Pedro Ramalho Lacerda, foi morto com requintes de crueldade, durante ação criminosa para o roubo de uma Hilux em Alta Floresta. Segundo o tenente-coronel Benedito Sérgio Pinheiro Ferreira, o militar aposentado foi encontrado morto com um tiro na cabeça e teve o coração arrancado. Três bandidos foram mortos por envolvimento no crime e outros dois são procurados. Conforme apurado pela reportagem, o policial teria sido rendido por cinco criminosos em um estabelecimento comercial do qual era dono na quarta-feira (21). Ele foi colocado dentro de sua caminhonete Hilux e levado até uma área de mata. Lá, foi torturado por horas pelos criminosos. Em seguida, foi morto com um tiro na cabeça e teve o coração arrancado. O sargento Lacerda entrou para a Polícia Militar em 1981 e se aposentou da corporação há dez anos. Depois, ele abriu um comércio na vila. Foi nesse estabelecimento onde acabou sequestrado durante o roubo. Nessa quinta-feira (22), três dos bandidos foram mortos em confrontos com a PM. Um dos bandidos foi morto em um milharal, quando apontou um rifle para os agentes de segurança. Outro chegou a fazer uma família refém, após ser denunciado por populares, foi morto em confronto. Um terceiro bandido foi localizado durante as buscas pelo corpo do sargento e morreu no hospital. Duas armas de fogo foram apreendidas com os dois primeiros bandidos localizados, sendo uma pistola Taurus 9mm e uma carabina Urko .22 com luneta acoplada. A Polícia Militar segue nas buscas pelos dois últimos envolvidos.

Bandidos sequestram sargento e morrem em confronto com a polícia

access_time22/06/2023 13:10

Três bandidos foram mortos em confronto com a Polícia Militar, nesta quinta-feira (22), em Alta Floresta. Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos teriam sequestrado e torturado um sargento aposentado da Polícia Militar, além de roubar valores, objetos e uma arma de fogo.   Segundo o Major Cunha, da Polícia Militar, em entrevista para o programa Fala Cidade, da afiliada da Rede TV na cidade, os criminosos chegaram a levar uma caminhonete Hilux e uma arma do policial. Um dos criminosos foi morto em um milharal, quando apontou um rifle para os agentes de segurança. Um segundo bandido chegou a fazer uma família refém e foi denunciado por populares. Não há informações sobre como foi morto o terceiro criminoso. O corpo do sargento foi localizado há pouco em uma área de mata, próxima à Pista do Cabeça, em Alta Floresta. Ele havia sido sequestrado nessa quarta-feira (21). A vítima teria sido muito torturada pelos criminosos. Ainda segundo o Major Cunha, os criminosos tinham várias passagens criminais e são ligados a uma facção criminosa. Diligências estão em andamento porque, segundo informações preliminares, pelo menos dois criminosos ainda estariam em fuga na região. O Ciopaer presta auxílio nas buscas.

Polícia fecha garimpos ilegais no Nortão e destrói equipamentos; mais de R$ 700 mil em multas

access_time22/06/2023 11:12

Policiais militares ambientais fecharam três áreas de garimpo ilegal, esta semana, nos municípios de Apiacás e Paranaíta, após alertas da plataforma ambiental. Em um dos casos foi registrado uma multa de R$ 709 mil, por crimes ambientais. Em dois casos ainda serão calculados após identificação total das áreas.  Na zona rural em uma fazenda de Apiacás, as guarnições se dividiram em dois grupos, enquanto um deslocou até a sede da propriedade e foram recebidos por um homem, outra equipe foi até a área de garimpo. Neste momento, segundo o boletim, vários suspeitos tentaram fugir pela mata, sendo um deles o motorista da máquina escavadeira.  Outros suspeitos tentaram fugir em motocicletas, entretanto acabaram abordados pela equipe que estava na sede da propriedade. Um casal que tentou fugir em uma caminhonete também acabou abordado. Ao ser questionado o porquê estava fugindo, o homem relatou que era responsável por uma das dragas e pelo fato de não ter nenhuma documentação sabia que estava cometendo ato ilegal.  Outros nove suspeitos que estavam trabalhando no local também foram detidos, conduzidos a delegacia de Polícia Civil e autuados em flagrante. Os policiais apreenderam uma escavadeira hidráulica, três balanças de precisão e dois rádios. Foram destruídos no local seis motores estacionários (dragas) e um gerador elétrico.  Já no município de Paranaíta dois locais foram identificados por degradação do ambiente e extração de minério ilegal. Foram apreendidos duas escavadeiras hidráulicas, quatro motores estacionários, um gerador de energia e um motor bomba de alta pressão. Um homem acabou detido em uma das áreas, enquanto no outro ponto de exploração ninguém foi encontrado.

Motorista de Peixoto é preso por embriaguez ao ser flagrado em zigue-zague

access_time20/06/2023 15:51

O condutor de um Fiat Pálio, de 29 anos, foi preso por policiais militares, hoje de madrugada, por suspeita de dirigir alcoolizado, enquanto trafegava pela rua Dourados, no bairro Santa Izabel, em Peixoto de Azevedo. Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a guarnição transitava pelo bairro e avistou o suspeito realizando manobras perigosas (zig e zag). Ao ser abordado, foram constatados sinais como olhos avermelhados e fala desconexa. Ele ainda foi submetido ao teste de alcoolemia, que confirmou 0,90 miligramas de álcool expelido pelos pulmões (máximo é 0,33). O condutor ainda admitiu que estaria transitando sem a documentação. Ele foi encaminhado à delegacia de municipal, prestou depoimento, pagou fiança estipulada em R$ 2,6 mil, conforme a Polícia Civil, e vai responder em liberdade.