ALUGAR CAMPO
Notícias recentes
Presidente do BB nega reduzir crédito ou fechar agências de imediato

Presidente do BB nega reduzir crédito ou fechar agências de imediato

access_time08/01/2019 07:48

O recém-empossado presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, disse hoje (7) que o banco público nã

Apostador em Mato Grosso acerta 15 números na loteria e ganha prêmio milionário

Apostador em Mato Grosso acerta 15 números na loteria e ganha prêmio milionário

access_time22/06/2022 09:32

Um apostador do município de Araputanga ganhou sozinho o prêmio de R$ 1,1 milhão da Lotofácil, modal

21 municípios de Mato Grosso registraram chuva na quinta-feira, diz Inmet

21 municípios de Mato Grosso registraram chuva na quinta-feira, diz Inmet

access_time27/08/2021 14:08

Mais de 20 municípios de Mato Grosso registraram as primeiras chuvas deste semestre durante esta qui

GERAL

Banhista pulou de árvore no Rio Peixoto de Azevedo em Novo Mundo e morre afogado

access_time28/06/2022 09:46

Um homem morreu afogado após pular de uma árvore dentro do Rio Peixoto de Azevedo, em Novo Mundo, no último domingo (26). A vítima teria se afogado e foi levada pela correnteza. O corpo foi localizado nessa segunda-feira (27). Ele foi identificado como Antônio Ludenildo Cruz da Rocha, de 33 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Antônio estava com amigos no local quando resolveu subir na árvore para saltar no rio. No entanto, se afogou e não conseguiu retornar à superfície. As buscas foram realizadas pela equipe de mergulhadores dos bombeiros de Guarantã do Norte e Alta Floresta. O corpo foi encontrado nessa segunda-feira após horas de trabalho das equipes. A vítima estava a cerca de 30 metros do local do desaparecimento e a seis metros de profundidade. A Polícia Civil esteve no local e fez a liberação do corpo.

Município no Nortão volta a registrar tremor de terra

access_time28/06/2022 07:49

O município de Porto dos Gaúchos voltou a registrar um abalo sísmico. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor de terra teve 2,8 graus de magnitude na escala Richter. Segundo a instituição, o fenômeno ocorreu ontem e teve uma profundidade de zero quilômetro, o que “indica que se trata de um sismo raso (ocorrido possivelmente entre 0 e 10km), entretanto não há dados suficientes para estimar uma profundidade precisa”. Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), um tremor de até 3,5 graus de magnitude geralmente não é sentido pela população. Até o momento, não há confirmação de danos causados pelo abalo sísmico. Foi o segundo tremor de terra em Porto dos Gaúchos confirmado pela USP apenas em 2022. Em abril houve um abalo sísmico de 3,5 graus no município. Já em outubro do ano passado, três estações do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília identificaram um tremor de terra natural com 2,3º MLv (escala Local) de magnitude em Porto dos Gaúchos. O evento também não foi percebido por moradores. A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não causou danos.

Piloto morre ao realizar manobra em prova de motocross em Juara

access_time27/06/2022 08:24

O piloto de motocross Weliton Carvalho da Silva, 32 anos, morreu durante uma apresentação na 4ª Etapa do Motocross Estadual, campeonato realizado em Juara (690 km de Cuiabá). O acidente ocorreu no domingo (26). Weliton estava em sua última volta na prova. Pelas imagens da transmissão do evento é possível ver que o acidente aconteceu após ele saltar de uma das rampas da pista. O piloto estava na quarta posição na disputa e buscava o terceiro lugar quando se acidentou. Weliton era líder na categoria ‘Novato nacional’. Após a queda, o piloto fica imóvel no chão. Ele foi imediatamente socorrido por equipes médicas que estavam no evento. No entanto, já deu entrada no Hospital Municipal de Juara sem vida. Segundo a Federação Mato-grossense de Motociclismo (FMMT) toda a programação do campeonato foi cancelada por conta da morte do piloto.

Rússia conquista Sievierodonetsk após combate sangrento

access_time25/06/2022 15:25

Forças russas ocuparam Sievierodonetsk em sua totalidade neste sábado (25), disse o prefeito da cidade do leste da Ucrânia, confirmando o maior revés de Kiev no campo de batalha em mais de um mês, após semanas de um dos combates mais sangrentos da guerra. As Forças Armadas da Ucrânia classificaram o recuo da cidade como uma "retirada tática" para assim lutar a partir de um terreno mais alto em Lysychansk, na margem oposta do rio Siverskyi Donets. Separatistas pró-Rússia disseram que as forças de Moscou agora estão atacando Lysychansk. A queda de Sievierodonetsk - que já abrigou mais de 100 mil pessoas e hoje é praticamente um deserto - foi a maior vitória da Rússia desde a captura do porto de Mariupol no mês passado. E transforma o cenário no campo de batalha no leste ucraniano, após semanas em que a enorme vantagem de Moscou em poder de fogo rendeu apenas pequenas conquistas. A Rússia agora espera pressionar e conquistar mais terreno na margem oposta do rio, enquanto a Ucrânia acredita que o preço que Moscou pagou para capturar as ruínas da pequena cidade deixe as forças adversárias vulneráveis ​​a um contra-ataque nas próximas semanas. "A cidade está agora sob ocupação total da Rússia. Eles estão tentando estabelecer sua própria ordem e, até onde eu sei, eles nomearam algum tipo de comandante", disse o prefeito Oleksandr Stryuk em rede nacional.

COOGAVEPE faz doação de produtos de higiene pessoal às reeducandas da Cadeia Pública de Colíder

access_time24/06/2022 09:36

Após solicitação da Diretora da Cadeia Pública feminina de Colíder, Wilian Maria da Silva, para que a COOGAVEPE fizesse a doação de produtos de higiene pessoal às reeducandas, considerando que várias delas são praticamente abandonadas pelos familiares a sua própria sorte e, portanto, não recebem nenhum tipo de auxílio destes itens e o poder público também não atende a estas necessidades, a presidente da COOGAVEPE, Solange Barbosa, sensibilizada com a situação, prontamente atendeu o pedido e, na manhã desta quarta-feira (22) foram entregues, vários itens tais como: creme dental, sabonete, buchas, escova de dentes, toalhas de banho, absorventes, desodorante, creme e shampoo, sabonete líquido e outros. As doações foram entregues diretamente na Cadeia Pública Femina de Colíder. Solange foi recepcionada pela Diretora da unidade prisional, Wilian Maria e as policiais penais que estavam de trabalho no momento. A Cadeia Pública, atualmente está com 72 presas. Wilian Maria e equipe ficaram imensamente agradecidas e contentes com as doações que estava sendo recebida para as reeducandas. “Hoje estivemos contribuindo com a cidade de Colíder demostrando que a COOGAVEPE atua de forma de igualdade em toda a região do Vale do Rio Peixoto. Prova disso é atendimento feito hoje aqui, para estas mulheres, que independente da causa e/ou motivo que estão aqui, pagando por seus delitos, porém esquecidas pelos parentes e pela sociedade. Esta é mais uma ação que demonstra o cuidado e a atenção que a COOGAVEPE denota ao trabalho social junto a sociedade”, finalizou Solange Barbosa.

Avaliação diagnóstica feita pela FGV irá subsidiar ações da Secretaria de Educação

access_time24/06/2022 08:51

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou, na quarta-feira (22), em Cuiabá, o resultado da Avaliação Diagnóstica da Educação Básica realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados irão subsidiar as decisões pedagógicas a serem adotadas em ações que trabalham o reforço escolar e a recomposição da aprendizagem. Segundo a FGV, os resultados das avaliações educacionais diagnósticas de 2022 indicam a manutenção das proficiências e percentuais por nível de desempenho obtidos nas avaliações nacionais de 2019 para os anos iniciais do ensino fundamental, mas com queda do rendimento escolar nos anos finais do ensino fundamental e, mais acentuadamente, no ensino médio, onde observou-se que 75% dos alunos avaliados em Matemática encontram-se no nível de desempenho abaixo do básico. A análise do resultado objetiva esclarecer o desempenho do rendimento escolar dos alunos nas respectivas competências e habilidades avaliadas segundo as Matrizes de Referência da Avaliação. Também, visa fornecer instrumentos para o desenvolvimento de atividades didáticas que promovam a melhoria da aprendizagem, uma vez que os resultados fornecidos serão utilizados na elaboração de um plano de estudo personalizado para cada escola, cada turma e cada grupo de aluno. “Para cada situação é preciso uma estratégia e uma intervenção diferente no fortalecimento da aprendizagem. A Avaliação Diagnóstica mostra a realidade e indica as tomadas de decisões nesse sentido”, analisa o ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim Fernandes. A análise faz parte do programa Avalia MT, política de educação implementada pela Seduc-MT com foco em melhorar a aprendizagem dos estudantes. Desde o início da gestão, em 2019, já foram implementadas 120 ações e 30 políticas públicas de impacto voltadas à Educação. Em busca de inovação e evolução na educação pública, em 2022 a Seduc-MT contratou o consórcio formado pela FGV e Dian & Silva e está implementando o Sistema Estruturado de Ensino. A proposta abarca a gestão para a aprendizagem, formação, avaliação e plataforma digital que atende mais de 350 mil estudantes em 700 escolas da rede estadual. O processo teve início com a avaliação educacional diagnóstica e formativa, realizada no período de 28 de abril a 12 de maio, para todos os alunos do 2º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio das escolas públicas estaduais, nos eixos de conhecimento de Linguagens (em 2022 avaliando leitura e escrita em Língua Portuguesa) e Matemática. Nessa fase, o plano amostral envolveu 47.263 alunos de 80 escolas localizadas nas 15 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o processo da FGV é inovador e utiliza testes padronizados na escala da Prova Brasil, fornecendo dados e análise de resultados com metodologia técnica-científica por aluno, turma, escola, diretoria de ensino e rede. “Dessa forma, a ação avaliativa propõe mensurar as dimensões de eficiência e eficácia da educação pública estadual. Sabemos qual o nível de deficiência de cada aluno, escola e DRE, além de formatar específicamente cada plano de intervenção”, completou o secretário. Ele observa que a Seduc adotou uma política com início, meio e fim. “Por intermédio de um circuito de aprendizagem, cada escola terá a sua meta e o seu plano de ação, além de um plano de intervenção da Seduc para cada caso. “Adotamos em Mato Grosso o que há de melhor e dando resultados práticos à Educação. Nos tornamos ponta de lança e logo seremos modelo para outros estados, figurando entre as 10 melhores educações do Brasil até 2032”. As ações desenvolvidas estão em andamento em todo o estado, que hoje é dividido em 15 Diretorias Regionais de Ensino (DREs): Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Querência, Cáceres, Juína, Diamantino, Sinop, Matupá, Alta Floresta, Confresa, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda. A equipe técnica já percorreu todas as DREs para fazer o diagnóstico inicial da rede pública de ensino mato-grossense, e agora realiza a etapa de reuniões de esclarecimento e monitoramento dos resultados obtidos para que o Sistema Estruturado de Ensino possa ser implementado em sua totalidade ao longo de 2022, indo até 2026, quando já estará avaliando todos os eixos de conhecimento, envolvendo Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Prefeitura de Peixoto publica EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2022

access_time23/06/2022 09:49

A Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo/MT, convoca, os candidatos relacionados no link abaixo, aprovados no Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2022, homologado em 20 de Maio de 2022, para comparecerem no prazo de 15 (quinze) dias a partir da publicação desse edital, na sede da Prefeitura Municipal, para apresentarem documentos e habilitações exigidas conforme edital, e firmarem contratos em seus respectivos cargos. Acesse o Edital Completo em PDF clicando aqui

Ucrânia afirma que cidade de Severodonetsk vive um "inferno"

access_time22/06/2022 10:05

A Ucrânia afirmou nesta quarta-feira (22) que a cidade de Severodonetsk, no leste do país, vive um "inferno" com o cerco das tropas russas que tentam controlar essa área do Donbass. "Durante quatro meses, todas as nossas posições estiveram sob fogo cruzado — e quero enfatizar isso — de todas as armas que o Exército russo tem", afirmou Serguei Gaiday, governador da região de Lugansk, nas redes sociais. "É o inferno", completou, referindo-se ao cerco de  Severodonetsk, que há semanas enfrenta bombardeios intensos devido às tentativas dos russos de assumir o controle da cidade. O governador afirmou que o Exército ucraniano mantém suas posições e vai "resistir pelo tempo que for necessário". Nos últimos dias, as tropas russas avançaram pelo sul de Severodonetsk e se aproximaram da cidade de Lysychansk, que fica do outro lado do rio Donets. Gaiday disse que as forças de Moscou tentam "cercar" Lysychansk, mas que a cidade ainda está sob controle de Kiev. "Lysychansk está sendo intensamente bombardeada com armas de grosso calibre", acrescentou, antes de insistir que a cidade sofreu uma "destruição colossal". O governador afirmou que moradores ainda estão sendo retirados de Lysychansk, mas que em Severodonetsk as centenas de civis que buscaram refúgio na fábrica de produtos químicos de Azot não podem abandonar o local devido aos combates. "Uma operação de retirada é possível em caso de um acordo de alto nível, se acontecer um cessar-fogo e tivermos uma rota claramente demarcada", disse Gaiday.

Apostador em Mato Grosso acerta 15 números na loteria e ganha prêmio milionário

access_time22/06/2022 09:32

Um apostador do município de Araputanga ganhou sozinho o prêmio de R$ 1,1 milhão da Lotofácil, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal. Conforme divulgado pela Caixa, o apostador comprou um bilhete simples e marcou 15 números, acertando todos. Outros 247 apostadores ganharam prêmios de R$ 1,4 mil por 14 acertos. Entre eles estão apostadores dos municípios mato-grossenses de Nova Bandeirantes, São José do Rio Claro, Primavera do Leste e Rondonópolis. A Timemania, outra modalidade de loteria da Caixa, também teve apostador de Mato Grosso contemplado. Em Nova Ubiratã, um apostador faturou R$ 38 mil por seis acertos. O prêmio principal da Timemania vai para quem acerta sete números. Como não houve ganhador nesta edição, o prêmio acumulou em R$ 36 milhões. O próximo sorteio será na quinta-feira (23).

Vereadores acompanham a realização de teste COVID em Escola Municipal de Peixoto de Azevedo

access_time22/06/2022 06:29

Devido ao aumento significativo no estado na última semana a secretaria municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo em pareceria com a secretaria municipal de Educação realizarão em todas as escolas do município o teste de COVID-19 em alunos, professores e demais profissionais da educação. O teste é uma ferramenta para tentar frear a alta da doença no município. Evandro e Zinha estiveram pessoalmente acompanhando o serviço que foi realizado na Escola Dom Helder Câmara, cumprindo seus papéis no legislativo que é acompanhar e fiscalizar as ações desenvolvidas pelo poder executivo na melhoria do cidadão. Os vereadores foram recepcionados pela diretora da Escola Cleonice que agradeceu a presença e acompanhamento dos vereadores nesta ação que é de grande importância para os alunos e professores da rede municipal de ensino, neste momento em que é visível o aumento significativo de casos de COVID em todo estado. Preocupados com os munícipes os vereadores constataram e acompanharam de perto o trabalho que está sendo realizado neste primeiro momento na Escola Dom Helder. “Ficamos felizes pela ação e queremos aqui parabenizar o poder executivo através do prefeito Mauricio que demonstra neste momento preocupação com nossas crianças, adolescentes, jovens da rede municipal de ensino e os profissionais da educação. Esperamos que não fique apenas na Escola Dom Helder, mas que realmente todas as Escolas da Rede Municipal possam ser atendidas, inclusive as do Distrito União do Norte”, palavras dos vereadores Evandro e Zinha.